quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sumô Feminino cresce em todo o mundo

Ana Paula Ribeiro


Meninas de várias idade  já praticam o sumô no Brasil (foto: esportesumo)

O sumô é um esporte criado no Japão há mais de 1500 anos e que sempre foi praticado somente por homens. A vestimenta no sumô é o mawashi, que os leigos apelidam de fraldão. Apesar de ter sido criado para os homens, em 1996 aconteceu a primeira competição oficial para mulheres e inclusive no Brasil já existem muitas praticantes de todas as idades.
Mesmo no Japão as mulheres enfrentam o preconceito para praticar o esporte. Nos ringues profissionais do país elas não são admitidas porque é o local é considerado um círculo sagrado e pela tradição as mulheres são consideradas impuras. A opção para as japonesas é o sumô amador.
Já em outros países a popularidade do sumô não para de crescer. O Brasil tem até uma medalhista- Ana Gomes - que conquistou o bronze no Mundial de Sumô de 2006 em Osaka no Japão: "Costumo dizer que a minha medalha vale ouro. Nada se compara a ver a bandeira e ouvir o hino do seu país", diz a lutadora que além da medalha ganhou uma bolsa de estudos de Educação Física e pretende passar a sua experiência a um número cada vez maior de mulheres interessadas no esporte.

Top5: As mais gatas do mundo das lutas


                                                                                                                                   Carolina Meneses


Decidimos fazer uma matéria bem diferente, e focando um pouco mais nas lutadoras e não no esporte. Nessa matéria veremos as lutadoras mais bonitas do MMA ou de outras lutas, de uma maneira bem diferente. Estão preparados?







E o lugar mais alto do pódio fica com a atual campeã peso-galo do Strikeforce e ex judoca, Ronda Rousey, ou "rowdy" (briguenta), de anjo Ronda só tem mesmo a cara, e não dá mole nos octógonos, isso pode ser comprovado pelo fato dela ter apenas 2 anos e meio dentro do MMA.





























Como a escolha no Blog vai além do MMA, o 2º lugar fica com uma brasileira , mais precisamente com uma Gracie. Kyra tem 27 anos, representa muito bem a família no Jiu Jitsu feminino, é faixa preta e pentacampeã mundial desse esporte. Kyra está pensando em entrar no MMA. E aí, ela tem chance?





Quem conquista a medalha de bronze, é a americana Miesha Tate de 26 anos , ex campeã do peso galo do Strikeforce. Miesha perdeu o cinturão para ninguém menos que Ronda Rousey. E aqui no blog ela acabou perdendo tanto de Ronda quanto de Kyra Gracie, 1ª e 2ª colocadas, respectivamente, mesmo assim ela continua  uma gata












O  4º lugar também fica nas mãos de uma brasileira, Érica Paes, mais conhecida como a algoz de Cris Cyborg, foi a única que conseguiu vencer a campeã. Érica é paraense e está voltando agora aos octógonos, após um tempo se dedicando apenas aos palcos, pois Érica é mãe, lutadora de MMA e cantora. Quer conhecer o lado cantora dessa morena,acesse: www.youtube.com/watch?v=FkhPzsmKSUs






E o 5º lugar fica nas mãos de Carina Damm,brasileira e irmã de Rodrigo Damm, Carina iniciou no Jiu Jitsu , depois passou pela Capoeira até chegar ao MMA, ela lutou em eventos nacionais e internacionais.










Finalmente chegamos ao final dessa matéria, lembrando que amanhã nós teremos uma matéria falando sobre os 10 lutadores mais gatos do mundo das lutas. Viva!!!....é bem mais interessante, mas temos que agradar a todos né, fazer o que?

E o "aluno" NÃO superou o mestre.

Carolina Meneses

Anderson Silva vira coadjuvante em nosso blog, isso aconteceu porque um lutador de MMA tenta imitar Spider ao lutar de guarda baixa , em um evento do Egito. O atleta que parecia ser o mais forte , abaixa a guarda e provoca o adversário pedindo que este o acertasse no rosto.

O pedido foi atendido, mas o careca não suportou o golpe. Caiu estatelado para trás, nocauteado, e perdeu o combate. Resumindo, não é todo mundo que consegue se esquivar tão rapidamente como o brasileiro, e assim acabam levando a pior. Pelo menos, da próxima vez, os lutadores vão pensar muito bem antes de tentar imitar quem é inigualável. 

E o final dessa comédia ficou por conta de um espectador, que subiu no ringue para ajudar o lutador nocauteado e acabou dando um golpe em um rapaz, de camisa listrada, que estava dentro do ringue.

Assista:

TUF Brasil divulga treinadores da segunda temporada

Carolina Meneses
Minotauro X Werdum

Na tarde de hoje o twitter do UFC divulgou o resultado dos treinadores da 2ª edição do reality show, The Ultimate Fighter Brasil, ou TUF Brasil como é conhecido, e os treinadores são Fabrício Werdum e Rodrigo Minotauro.

O programa começa a ser gravado em janeiro do ano que vem, e vai ao ar em março do mesmo ano. Logo após o UFC Rio 3, Werdum deu entrevista ao site Portal Do Vale Tudo , e afirmou, que sua participação como técnico de Jiu Jitsu de Wanderlei Silva , foi uma experiência única, e que se fosse convidado ficaria muito feliz. 

O último confronto entre os dois, ocorreu ainda no Pride, mais precisamente, GP dos pesados do Pride em 2006, onde Minotauro foi o vencedor por decisão unânime dos juízes. Fora o fato de que ambos já participaram de um TUF, em 2008 Minotauro foi o líder do TUF 8, contra Frank Mir e Werdum foi o técnico de Jiu-Jitsu de Wanderlei Silva no TUF Brasil 1, no início deste ano.

Os dois venceram seus últimos confrontos E aí? Será que os participantes aproveitarão essa oportunidade, para mostrar que o Brasil pode muito bem bater de frente com os grandes do Esporte?

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cyborg dará aula na academia dos irmãos Minotauro e Minotouro

Fonte: site apostasmma

As meninas estão com tudo no mundo do MMA! Enquanto está afastada das lutas por ter sido pega no exame de doping, a brasileira Cris “Cyborg” vai dar aulas na academia Team Nogueira, dos irmãos Minotauro e Minotouro.
“Estava a procura para dar aulas, então recebi a proposta da Team Nogueira e pensei, por que não? Ter um grupo de mulheres treinando é muito interessante.”
Cyborg não entra em combate desde sua luta em dezembro do ano passado contra Hiroko Yamanaka, quando falhou no exame antidoping para esteroides. A suspensão dura um ano e durante este tempo a brasileira dará aula em San Diego, nos Estados Unidos.
“Assim como lutar, tenho um grande prazer em ensinar. Sempre que posso realizo seminários. Acredito que aprendemos muito dando aulas”

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Integrante da banda KLB vira lutador de MMA e inicia nova carreira em dezembro

fonte: esporte.ig

Um dos integrantes da banda KLB, o cantor e baixista Bruno Scornovacca está prestes a iniciar uma carreira completamente diferente da que o tornou conhecido nos últimos anos: a de lutador de MMA. 

Sua estreia nos ringues está marcada para acontecer no dia 16 de dezembro, em evento que será realizado na Via Funchal, em São Paulo, chamado de “Fair Fight MMA”.

O adversário de Bruno no evento será Diego Ramones, que perdeu todas as quatro lutas que fez na carreira.

O músico, de 28 anos de idade, treina artes marciais desde os 20.Em sua conta no Twitter, Bruno agradeceu as manifestações de apoio que tem recebido, mas deixou claro que não pretende largar de vez a vida artística. “Não é porque estou me preparando para uma luta que o KLB tem que acabar. O KLB não acabou. Isso é que eu ano fazer e estarei na banda firme e forte enquanto tiver saúde”, escreveu.


.

domingo, 28 de outubro de 2012

Marcas consagram Anderson Silva no UFC

Fonte: Meio e Mensagem 

Com apelo “família”, lutador amplia rol de patrocinadores e fecha também com a Nextel para evento no Rio de Janeiro. 

Anderson Silva é o maior ídolo do UFC. (Crédito divulgação)
Uma competição que virou sinônimo de esporte e atinge mais de um bilhão de lares em 149 países com 20 idiomas diferentes – e grande parte deste número de fanáticos está no Brasil. O país é o terceiro mercado mundial do UFC, atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá. A popularidade é tanta que a organização do evento está trabalhando para estabelecer um escritório no país. 

O próximo embate será no sábado 13, no Rio de Janeiro, e terá como principal atração a luta entre Anderson Silva e Stephen Bonnar. Apesar da recente popularização do MMA (mixed martial arts), as entradas para o UFC 153 têm um preço pra lá de salgado: variam entre R$ 850 e R$ 1850. 

Levando multidões a acompanharem suas lutas, Anderson Silva é o principal porta-voz do UFC. E um representante que traz uma série de associações positivas para o esporte. Não é a toa que ele hoje atrai inúmeras marcas. O atleta tem contratos publicitários vigentes com Budweiser, Philips e Renault. Tem ainda o patrocínio do Burger King, e acumula como sponsors técnicos Corinthians e Nike. Além disso, já fez campanhas pontuais para Ford, Honda, Riachuelo e Amazoo. 

Para sua próxima luta, Silva fechou acordo pontual com a Nextel. O nome da operadora de telefonia móvel estará estampado no calção e na camiseta do campeão. A ação faz parte da plataforma “Rio Nextel”, uma estratégia para aumentar o reconhecimento da marca junto ao público carioca. 

 O case “Spider” 

O sucesso de Anderson “Spider” Silva é tamanho que pode ser associado diretamente ao crescimento do número de fãs do MMA no País. A onipresença da imagem do lutador em veículos de massa levanta a questão da super exposição. A 9ine, que gerencia a carreira do atleta, diz que não é o caso. 

“Ainda há espaço para trabalhar a imagem dele de algumas formas, não necessariamente com mais patrocinadores. Temos outros caminhos. Ele já é um ídolo no universo da luta esportiva, mas estamos tentando alcançar mais patamares junto a imagem dele no País. Ele tem uma visibilidade muito boa mas temos que trabalhar de forma organizada e com planejamento para não haver uma super exposição em um momento inadequado”, explica Evandro Guimarães, diretor de operações da 9ine. 

A estratégia da 9ine é tratar o atleta como se fosse uma marca. “Usando recursos acadêmicos de marketing e comunicação em prol dele. Há um território de posicionamento para ser ocupado, com inserções na mídia de forma organizada”, conclui. 

Clarisse Setyon, coordenadora do curso de pós-gradução do Esporte da ESPM SP, aponta que o perfil de Anderson Silva, agrega, e muito, valor ao esporte. “É família, casado, tem filhos, é todo certinho, arrumadinho”, aponta. 

sábado, 27 de outubro de 2012

O que é a Capoeira?

Fonte: Capoeira do Brasil

            
Capoeira 
É dança? É jogo? É lutaÉ tudo isso ao mesmo tempo? Parece que sim, e é isso que a torna tão complexa, tão rica, tão surpreendente. É luta, "das mais violentas e traiçoeiras", dissimulada, disfarçada em "brinquedo", jogo de habilidade física, astúcia, beleza... e muita malícia!             
A Capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira que reúne características muito peculiares:
  1. É um misto de luta–jogo–dança;
  2. O ritmo e as características do jogo são regidos pelo toque do berimbau, instrumento preponderante na orquestra de capoeira (que inclui também o pandeiro, o atabaque, além do agogô, o reco-reco, o adufe etc.)
  3. Os cânticos (às vezes acompanhados de palmas) também têm função importante na determinação do tipo de jogo.
  4. É um excepcional sistema de auto-defesa e treinamento físico, destacando-se entre as modalidades desportivas por ser a única originariamente brasileira e fundamentada em nossas tradições culturais.
          
O espaço em que se pratica a capoeira é a roda, um círculo em torno do qual se sentam (ou apenas se agacham) os praticantes. Junto à entrada da roda ficam os instrumentos, com o(s) berimbau(s) ao centro, comandando a roda. Todos os participantes devem saber tocar os instrumentos, de modo que possam revezar-se na função, permitindo assim que todos tenham sua vez de jogar. As palmas são responsabilidade daqueles que estão sentados assistindo, esperando sua vez de jogar, acompanhando sempre o ritmo ditado pelo berimbau. Todos devem responder em coro aos versos cantados. Uma boa roda de capoeira acontece quando todos os envolvidos, ainda que poucos, estiverem participando com vontade, dando corpo ao acompanhamento musical e aumentando assim a motivação daqueles que jogam.
         
A Capoeira é um complexo cultural riquíssimo; quando nós, brasileiros, tivermos realmente deixado de ser os “suicidas culturais” que por vezes ainda somos, e tivermos então aprendido a dar o devido valor às mais genuínas criações de nossa própria cultura, certamente a capoeira será considerada como um diamante dos mais cotados entre os produtos culturais do povo brasileiro.
          Segundo Francisco Pereira da Silva, estudioso sério de nosso folclore, "nenhum fato relacionado com a cultura popular brasileira terá suscitado tanto e tão prolongado debate quanto a Capoeira. Sua procedência, a origem do nome, as implicações na ordem social, determinaram discussões que até tempos recentes incitaram os espíritos. Etimologistas, antropólogos, folcloristas, historiadores, têm participado na pugna literária com os seus pareceres, testemunhos ou palpites. Enquanto isso, ia a polícia 'contribuindo' com o argumento velho do chanfalho e pata de cavalaria...

A Capoeira já foi motivo de grande controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento – supostamente no século XVII, quando ocorreram os primeiros movimentos escravos de fuga e rebeldia – e o século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis, com descrições detalhadas sobre sua prática.

A primeira grande questão que se colocava aos estudiosos era: a Capoeira surgiu na África ou no Brasil?
      
Atualmente, considera-se esta questão como já resolvida. Tem-se hoje a convicção de que a capoeira é, de fato, uma manifestação cultural genuinamente brasileira. Tudo leva a crer que ela seja uma invenção dos africanos no Brasil, desenvolvida por seus descendentes afro-brasileiros.
           
É brasileira, mas de raiz cultural africana.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Carioca terá sábado recheado de eventos de luta

Ana Paula Ribeiro

Os amantes das lutas marciais terão um sábado cheio. Dois eventos estão marcados para 27 de outubro: o Jungle Fight e o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu sem kimono. 


O ginásio do clube AABB da Lagoa será palco pela primeira vez do Jungle Fight 44 e contará com duas semifinais de disputas pelo Jungle Belt: Ildemar Marajó x Ederson "Lion" (médios até 84kg) e pelos penas (até 66kg) Alexandre Capitão x Fabiano "Soldado" Nogueira. Já o Tijuca  recebe o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu sem kimono com lutas em todas as categorias.  

O Jungle Fight, que começa às 20h é considerado um dos maiores eventos de MMA da América Latina. O presidente da competição Wallid Ismail aposta na garra dos competidores  para o sucesso desta etapa: "O Rio de Janeiro vai ver mais um espetáculo de homens dando tudo para sair daquela jaula com a vitória", declarou.



No Tijuca Tênis Clube o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu começa às 9 h com as lutas do peso Galo e Meio pesado e tem fim previsto para as 18 h com a disputa do Absoluto Sênior.









Cronograma do Campeonato Brasileiro de Jiu- Jitsu



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Top5 Nocautes

                                                                                                                           Por Carolina Meneses



A maior emoção para os fãs de MMA, é quando as lutas terminam em finalizações ou nocautes, tanto que em diversos eventos, a torcida grita "Uh vai morrer", fazendo uma referência a perda de sentido que ocorre quando um lutador recebe um nocaute. Escolhemos cinco nocautes que fizeram os fãs do esporte pirar, seja por ter sido bonito, ou por ter sido feio.

Em 5º temos o Nocaute Duplo, um resultado pouco visto nos rigues e octógonos.

O 4º nocaute fica por conta de uma giratória que acerta o adversário e o leva a nocaute, golpe que vem de uma luta pouco valorizada no MMA, pois alguns insistem em dizer; "Capoeira não é  luta, e sim uma dança". Será que eles continuaram pensando assim? Bom, como se diz na música: Zum...Zum...Zum...Capoeira mata um


Quem agarra o 3º lugar com sua teia, é nada mais nada menos do que o Anderson Silva. Tudo bem que ele ainda não era o Campeão de sua categoria no UFC, mas já mostrava porque veio. Ele deu um belo golpe de cotovelo e nocauteou seu adversário.


Pois é, a teia do Spider, está mesmo grudenta, e ele consegue também a 2 ª colocação, mas desta vez ele já era campeão do UFC , e ainda contava com um adversário que poderia bater de frente e fazer uma bela luta. Foi um nocaute sensacional que tirou todos os sentidos de Vitor Belfort.



Mas o vídeo que ficou com a 1ª colocação foi o nocaute de  Rampage Jackson em cima de Ricardo Arona, Rampage utiliza um bate estaca, golpe que não é permitido no UFC e nem na maioria dos eventos de hoje em dia.  Esse foi o nocaute onde com certeza o adversário perdeu os sentidos. Arona lutava melhor, até o momento do bate estaca, e aí acabou dormindo. 





Kombato: Arte com Segurança

Carolina Meneses
Ana Paula Ribeiro

O criador do Kombato Paulo Albuquerque 



Que as lutas estão atraindo adeptos de vários lugares do Mundo quase todo mundo sabe, mas o que poucos sabem, é que temos uma luta que é 100% brasileira. Hoje nós vamos falar sobre o Kombato. Para entrarmos no mundo dessa luta, falamos com o Mestre e atual coordenador geral do Kombato, Richard Clarke, que nos explicou um pouco mais sobre o assunto.

A luta foi criada em 1989, pelo mestre Paulo Albuquerque que buscando aprimorar alguns princípios das forças militares, criou técnicas eficientes para Defesa e combate que funcionem para todas as pessoas, sem mitos, crenças e dogmas.  

 O Kombato não é apenas uma luta, é um sistema de autodefesa e combate urbano desenvolvido para a realidade brasileira ou a que o praticante esteja vivendo, indicado para civis, policiais e militares, variando de acordo com a classe. Ele utiliza uma combinação de chutes, socos, projeções, alavancas, torções e muito treinamento com armas, especialmente facas e bastões, mas também armas de fogo e improvisadas. 
Os maiores benefícios de praticar essa arte são: segurança pessoal e de seus familiares, boa forma física, disciplina, autoconhecimento e autoconfiança. “Os praticantes desse esporte costumam dizer que os amigos de Kombato, não são apenas amigos, são mais como uma família”, destacou Richard. O esporte pode ser praticado por pessoas de várias idades: “Já tivemos alunos de 8 a 63 anos”, revelou.
Esporte é praticado por homens e mulheres de todas as idades
O Kombato veio para reafirmar que o Brasil não é apenas a terra do futebol e da capoeira, é também um país de lutadores.


Os interessados pela luta podem ter mais informações no site oficial http:http://www.kombato.org/ 

Confira abaixo um vídeo com algumas técnicas de Kombato


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Guerreiro da semana: Mestre Richard Clarke

Por Carolina Meneses

      Novidade no nosso Blog. Iremos fazer , a cada semana ,um  perfil  com pessoas relacionadas com lutas e matérias divulgadas aqui no Blog. Estão preparados?


E nossa estreia será com o Mestre, e Coordenador Geral de Kombato, Richard David Clarke Junior. Ele  é  graduado em Segurança Pública, e 3º grau preto de Kombato....



...Porém a trajetória dele em lutas começou muito antes, mais precisamente aos 9 anos, hoje ele tem 34. Richard já passou por esportes como: Karate Kyokushin, Judô, Jiu Jitsu (faixa azul), Luta Livre,  3º hagdan ( grau) de Kali Silat em alguns estilos, e ainda Boxe, Boxe Filipino, vale tudo e MMA.
Não podemos esquecer  que o nosso participante do perfil de hoje, é um dos idealizadores do Projeto Geração Careta em Niterói, que utiliza a metodologia do ensino de artes marciais para afastar crianças, adolescentes e adultos das drogas.




Ou seja, promover realmente um Combate contra as drogas, seja ensinando o esporte, ou dando palestras em escolas do estado do Rio de Janeiro.








O Kombato entrou na vida do nosso perfil de hoje, em 1999, quando ele era militar na Marinha do Brasil onde seguiu carreira por 10 anos e foi aumentando a graduação, Hoje ele é o praticante mais graduado em kombato no mundo. É faixa preta 3 grau e arauto do sistema pelo Brasil a fora. Entrei como aluno e Hoje sou um professor de nome no meio da sobrevivência urbana, onde
 ministro aulas para civis, policiais militares, civis e federais , Guarda municipal, Rede Globo, Marinha do Brasil e etc.
Ele deixou um recado para quem pretende praticar Kombato ou qualquer outro tipo de luta. “A prevenção é a maior arma contra a violência, esteja preparado se alguma coisa acontecer, fisicamente e mentalmente.
E essa foi um pouco da vida do  nosso 1º guerreiro . E aí, vocês curtiram? 

Bom dia! Vc já viu?

Um comercial feito no Japão com o lutador de MMA, Wanderlei Silva, está circulando pela internet e chamando a atenção do público. O vídeo mostra o lutador bem mais jovem e de uma maneira bem diferente da que estamos acostumados a ver. Confira:


(Por Ana Paula Ribeiro)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Jiu-Jitsu brasileiro brilha em Londres

Ana Paula Ribeiro



No último fim de semana (21 e 22 de outubro) o Jiu Jitsu brasileiro mostrou seu valor em Londres, Inglaterra e o grande destaque na terra da rainha foi Bernardo Faria, da Alliance, que faturou o absoluto faixa-preta adulto, além do superpesado (sem luta). 

O evento realizado no Crystal Palace National Sports Centre contou com performances de alta qualidade como a do brasileiro Michael Langhi - um dos melhores pesos leves de Jiu Jitsu no mundo, conhecido especialmente por sua guarda e seu jogo incrivelmente flexível, além de outras feras do esporte.

No próximo sábado, 27 de outubro, o Tijuca Tênis Clube no Rio recebe o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu sem Kimono. É esperar para ver mais show de lutas no tatame.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MMA em dose dupla


Carolina Meneses


No sábado, dia 20 de outubro, O Clube  Hebraica, em Laranjeiras, abrigou fãs do MMA, não apenas em um, mas sim em 2 eventos do esporte. O primeiro deles foi o Upper Sport Combat que teve início às 18:00,esse evento tem o objetivo de revelar novos talentos para o cenário nacional, e teve nove lutas em seu card. O evento foi uma boa “banda de abertura” para o Shooto, já que contou com finalizações, nocautes decisões unanimes e divididas. O evento  é comandado por Dede Pederneiras , que também é responsável pelo Shooto.

Resultados do USC:


  • Fernando Bruno finalizou José Carlos Metal com uma guilhotina aos 2:47 do 2º round;
  • Rodrigo Otero venceu Elias Manaus por decisão dividida;
  • Marcel finalizou Bruno Machado com um katagatame aos 4:17 do 2º round;
  • André Borges venceu Jairo Soares por decisão unânime;
  • Madureira nocauteou Gustav Buti com um direto aos 3:05 do 1º round;
  • Alessandro Gambuíno venceu Washington Espantalho por decisão dividida;
  • José Carlos Polengue finalizou Júlio César com um triângulo aos 4:57 do 2º round;
  • Ronald venceu Thiago Lobo por decisão unânime;
  • Rodrigo Bomba finalizou Denis da Silva com um mata-leão aos 4:19 do 1º round;
  • Fábio César venceu Ademilson Toba por decisão unânime.




Às 21:00, deu início, o evento principal da noite, o Shooto 35,  um dos maiores eventos do paíseste evento teve a presença de nada mais, nada menos do que o ex participante do TUF Brasil, John Macapá, que chegou a lutar uma vez  pelo UFC , mas foi derrotado e com isso cortado dos eventos dos sonhos da maioria dos lutadores.
Mas parece que ele, estava curado da trauma pós UFC, pois foi com tudo para cima do Rafael Macedo, invicto em cinco combates, que desistiu ao final do 1º round.

Outros resultados do Shooto 35:

  • Ismael Marmota venceu Juliano Gladiador por finalização aos 2m30s do segundo round
  • José Maria Sem Chance venceu Léo Jacaré por nocaute técnico a 1m20s do segundo round
  • Leandro Athayde venceu Thiago Libra por finalização (americana) a 1m31s do primeiro round
  • Fernando dos Santos venceu Douglas Dias por decisão unânime
  • Walmir Lázaro venceu Ronaldo Buiu por nocaute a 1m24s do primeiro round
  • Jefinho Nunes venceu Marcelinho Pequeno por finalização (mata-leão) a 1m45s do primeiro round
  • Nikolas Motta venceu Francisco Moicano por nocaute aos 2m40s do primeiro round
  • Cláudio Marcelino Ceará venceu Leandro 7 Bala por decisão dividida
  • Rafael Palhares venceu Alexandre do Vale por nocaute a 1m31s do segundo round.




Foi um dia e tanto, com lutas acirradas, finalizações, nocautes, desistência, decisões unanimes e divididas, deixando qualquer aficionado ainda mais apaixonado pelo esporte.

sábado, 20 de outubro de 2012

Holyfield faz 50 anos e se despede dos rings entre os top 10 dos pesos pesados.

Ana Paula Ribeiro


O boxeador Evander Holyfield um dos maiores pesos pesados da história do boxe completa 50 anos nesta sexta-feira. Três dias antes ele anunciou sua aposentadoria, não por falta de condições físicas ou pela idade, mas pela falta de desafios que poderiam fazer como que ele alcançasse mais um cinturão de campeão. 

Holyfield começou a lutar na década de 80 e enfrentou grandes nomes como Mike Tyson, George Foreman e Lennox Lewis, todos já aposentados. De acordo com a mídia especializada o boxeador está entre os dez melhores atletas da sua categoria. sendo o único a chegar ao topo quatro vezes na categoria mais tradicional do boxe.

Mike Tyson arranca pedaço da orelha de Holyfield em luta histórica
Em 1997 Holyfield ficou marcado por uma luta contra Mike Tyson que com uma dentada arrancou parte da orelha do seu adversário. Os especialistas exaltam o atleta que marcou como poucos a história da nobre arte.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A invasão dos Gracies: Parte III


 Carolina Meneses


Desafio Gracie aconteceu na década de 20
Novamente um Gracie está por trás da criação de uma organização de MMA, que receberá o nome de Mestre Do Combate e sua 1ª edição será no dia 22 de novembro no VIVO RIO. O responsável pelo evento, é nada mais, nada menos do que Rickson Gracie, ex lutador de MMA, que tem em seu cartel 484 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota.

Rickson também é conhecido por fazer parte da família Gracie, a família que criou o Jiu Jitsu Brasileiro, e também deu início ao MMA mundial com Carlos Gracie, responsável pelo “Desafio  Gracie” no final dos anos 20, que visando mostrar a superioridade do Jiu Jitsu brasileiro, organizava lutas, valendo dinheiro, entre atletas de capoeira, judô, boxe e wrestling que aceitavam encarar Carlos e os irmãos em combates sem regras.
Royce Gracie e Ken Shamrock se enfrentam no 1 º UFC

Mais tarde, Hélio Gracie, irmão de Carlos e o restante da família, inclusive Rickson, mantiveram esse desafio que passou a ocorrer como duelos de vale-tudo sem a presença da mídia.

Em 1993, foi a vez dos Estados Unidos sentirem a invasão dos Gracies, quando Rorion Gracie, irmão de Rickson criou o UFC, porém  teve que vendê-lo quase falido para Dana White e os irmãos Fertitta, em 2001.
Dessa vez , Rickson pretende mesclar aspectos da modernidade com uma retomada de valores do Vale Tudo, o que confrontaria algumas diretrizes do UFC e outras organizações.


Novidades do evento:

1.  A pesagem será realizada na noite das lutas, e não na véspera como acontece em outros eventos, fazendo com que o evento seja mais verdadeiro quanto ao peso dos jogadores.
2.A duração do Combate, será semelhante ao do extinto PRIDE, com o primeiro round  tendo duração  de dez minutos e o segundo de cinco (no UFC são três ou cinco assaltos de cinco minutos cada).
3.O gongo entre os rounds também não salvará  do nocaute ou finalização. Se a disputa estiver próxima de ser definida por alguma via rápida, o tempo pode terminar, porém o  que estiver acontecendo não termina, isso se houver progressões e ação constantes.
4.Não haverá decisões por pontos e nem empate. O critério de desempate se dará por três votos: do juiz, do próprio Rickson Gracie e dos telespectadores, porém ainda não foi definido como a torcida vai interferir, esse método é inovador e polêmico.

Confiram o Card, que conta com lutadores do Rio X São Paulo, nessa ordem.

Fernandão Miúdo vs João Izidoro
Armando Sapo Sixel vs Marcos Rogério
Gersinho Conceição vs Bruno Oliveira
Gabriel Monkey vs Viscardi Andrade
Cristiano Bananada vs Celso Venícius
Alexandre Pulga vs Pety Mafort

Não deixem de conferir esse novo evento, que promete retomar um pouco dos valores importantes, tanto do Desafio Gracie , do início do UFC , e porque não citar também o extinto PRIDE.

O objetivo de Rickson é bater de frente com o UFC, e quem vai ganhar com isso, são os fãs, que ficam com a opção de escolha por eventos com regras diferentes, e claro os lutadores, que além de maiores opções de eventos para demonstrar seu trabalho, ainda podem escolher aquele com o qual se identifica.



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Exposição "20 anos de luta: do Vale tudo ao MMA" acontece no Rio Sul.

Ana Paula Ribeiro
Fotos: Camilla Leal


Exposição está aberta no 2º piso do RioSul
Começou no dia 10 e segue até 24 de outubro no Shopping ROSUL a exposição “20 anos de luta: do Vale Tudo ao MMA”, que reúne cerca de 300 imagens feitas nas duas últimas décadas pelo fotógrafo japonês Susumu Nagao - o único a cobrir as 30 primeiras edições do UFC pelo mundo e também todas as edições do Pride. O fotógrafo brasileiro Marcelo Alonso, um dos pioneiros da cobertura deste esporte também participa da mostra.
Os fãs das lutas terão acesso à imagens raras de membros da família Gracie, como Royce  em suas primeiras lutas no UFC e Rickson no torneio Japan Open e também verão um material abrangente com todos os ídolos do momento: Anderson Silva, Rodrigo Minotauro, Victor Belfort, José Aldo entre outros.
A exposição "20 anos de luta: do Vale Tudo ao MMA" está montada no 2º piso do Shopping RIOSUL em Botafogo e tem entrada gratuita.