terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Vondinei França: O outro tigre do Jiu Jitsu

                                                                                                          Por: Carol Meneses
Vondinei Tigre( Foto: arquivo pessoal)

   Vários são os motivos para entrar nas artes marciais, e o amor por uma arte é uma delas. Esse foi o motivo que levou o jovem Vondinei França dos Santos, 24 anos, que sempre gostou de assistir às lutas na TV ( inclusive as do seu “xará”, o Brazilian Tiger, Ricardo Arona) e aos 11 anos procurou meios de praticar o Jiu Jitsu. Para ele  aprender a arte suave foi muito importante pois aprendeu a respeitar os companheiros e  honrar a arte que ama e pratica.
    Mas ser apenas lutador desse esporte não era o bastante, e como Vondinei sempre teve prazer em passar os ensinamentos que aprendeu para outras pessoas, decidiu se tornar também professor de jiu jitsu. O apelido Tigre, nasceu do amor pelos animais, e a grande admiração que tem pelos tigres que possuem força, habilidade e fúria no ataque( características que são importantes em um lutador). Características essa que impressionaram um mestre que comentou: “cara você luta como um tigre você tem muita garra ", a partiu daí não tinha mais jeito e o apelido ficou.
   O atleta, que atualmente só é praticante da arte suave,  mas não corta a possibilidade de “invadir” o MMA. Vondinei classifica a sua primeira luta  como a mais importante em sua vida, pelo fato de não ter muita experiência e com a maioria da torcida contra ele, saiu vitorioso. Diferente de seu xará, ele não é adepto de ministrar aulas e treinos fora do ambiente da academia. Por falar em academia, o sonho desse guerreiro é a abrir sua própria e adquirir cada vez mais conhecimentos  tanto para si, quanto para passar para seus alunos.
  O tigre deixou um recado para quem sonha em ser lutador de jiu jitsu ou de alguma outra arte marcial:  “Nunca desista dos seus sonhos lute,ame o que você faz ,pratique todos os dias que você puder, dê o maximo de si e se errar faça de novo até acertar, se você quer você consegue, quem luta vence. Não desista, insista .... Oss Para todos os guerreiros(a).”

2 comentários:

  1. Minha querida CAROL MENESSES,sei que é seu trabalho fazer entrevista e publicar no seu blog, que é admirável. Mais posso lhe afirma que esse rapaz VONDINEI não é professor de JIU-JTUS ou de qualquer outra arte é apenas um aluno de faixa AZULna qual eu frequento a mesma academia,conheço todos os professores no qual não vou deixa nomes, e que realmente deveria ter sua real historia contada, mais que preferem ensinar em fez de dar entrevista que na verdade não é real.
    Sonhar é bom, muito bom. Lutar para realiza é que é difícil.
    A realidade anda longe de está escrita no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo esclarecimento Suzanaluzia. Na verdade eu faço a entrevista imaginando que a pessoa vai comentar apenas a verdade, até porque o blog é para dar a oportunidade a todos, e se você reparar, tem atletas que não são faixas pretas, e mesmo assim estão aqui, pois falaram a verdade. Se puder me passa um email com nomes dos professores para pautas de algumas matérias. Ah, só para consertar: meu nome é Carol Meneses e não Menesses.

      Excluir