terça-feira, 27 de outubro de 2015

Anselmo Paes e o Jiu Jitsu: de menino brigão a homem de família

Anselmo Paes
                                                                                                                       Por: Carol Meneses

     Os maiores motivos para se praticar artes marciais são : busca por autoconfiança, busca pela saúde, e respeito ao próximo e claro, melhorar a disciplina. E foi esse último que trouxe Anselmo Luiz Figueira Paes, 56 anos para arte suave. Anselmo Paes, conheceu a arte suave através de um professor de educação física quando tinha 11 anos, o convite se deu devido a facilidade de Paes de brigar por qualquer motivo. Mas ao fazer a primeira aula, que por sinal foi no dia de seu aniversário, foi amor a primeira passada de guarda.
  Foi por causa desse amor pela arte suave que Anselmo decidiu transmitir tudo o que aprendeu com o jiu jitsu, seja para o esporte como para vida, e além de lutador, se tornou professor desse esporte. E o melhor reconhecimento para ele, como professor foi ver o crescimento de duas alunas em especial. A esposa e a filha de Anselmo treinam com ele e receberam a faixa preta após muita dedicação e força de vencer por méritos, e inclusive seguiram seus passos e cada uma já tem a sua turma de JJ.
Anselmo com esposa e filha
     A luta mais marcante,  na opinião do lutador e professor, foi em 1978, quando foi consagrado o melhor faixa roxa de São Gonçalo, esse campeonato aconteceu no Clube Mauá, com lutas duríssimas. O sonho do lutador para a arte que ama, é que ela se torne olímpica, pois o Jiu Jitsu está espalhado pelo mundo e contribui demais para o corpo e a mente.
Anselmo e seus alunos
    Paes deixa um recado para quem pretende entrar no mundo da arte suave: "Para você que busca uma qualidade de vida pratique jiu - Jitsu, ou alguma outra arte marcial,  pois esses esportes elevam o seu potencial e mostram as suas qualidades, te ensinam a respeitar para que seja respeitado, a ser humilde, companheiro e de uma grande generosidade, pratique esporte, busque a modalidade que melhor venha se adaptar, pois todas tem o mesmo grau de contribuição para a sua qualidade de vida."




Nenhum comentário:

Postar um comentário