sexta-feira, 29 de abril de 2016

Quando uma equipe de artes marciais vira uma família!

                                                                                                         Por: Carol Meneses

    Vários são os motivos para  entrar em uma arte marcial, e um dos mais comuns são a busca pelos valores passados, como disciplina e respeito pelos companheiros de equipe. Nesse último caso, muitas vezes o respeito vira amizade e logo depois irmandade. Isso aconteceu com Rafael Barboza, ou Rafael Rec, da PRVT e que possui os cargos de diretor nacional de Kickboxing e diretor técnico de MMA da equipe.
  Na opinião de Rafael, não existe atleta ou aluno sem uma equipe e um Mestre para guiá-lo no melhor caminho. O atleta comenta que na equipe PRVT a divisão de funções é feita através de lideranças, ou seja cada filial tem o seu líder e todos os líderes têm voz ativa na equipe e garante que: “a liderança na PRVT é a base do sucesso; a fábrica é a liderança.” E nem a distância consegue separar essa união, já que a PRVT tem filiais no Brasil e no mundo. Isso porque quando acontece do aluno ou do atleta viajarem ,eles sempre procuram uma filial no local, e algumas vezes, com a ajuda das redes sociais eles ficam nas casas uns dos outros, treinam, se ajudam, pois se sentem parte da mesma família. E isso é algo muito ensinado tanto pelo líder, Mestre Paraná como por todos os outros líderes.
   Rafael Rec, além de ser muito próximo de toda a liderança, especialmente dos líderes do estado do Rio de Janeiro, devido à proximidade, como:  Valber Martins (PRVT Caxias) , Elder Lara (PRVT Niterói), Diogo Martins (PRVT Rio das Ostras), Romildo Lima (PRVT-SG), e claro, do Mestre Paraná que é o elo mais forte,  e a ligação e cumplicidade entre eles já ultrapassaram o limite dos tatames, ainda é casado com a  também atleta da PRVT, Natalie Wippel Barboza.  O sentimento mais importante para fazer parte de uma equipe, apesar de no momento não tem sido muito utilizado nas artes marciais, é a gratidão, é estar junto dos seus em todos os momentos. Uma curiosidade sobre esse assunto é que pelo fato da gratidão ser considerada um pilar na PRVT, alguns atletas, inclusive nosso entrevistado, têm a seguinte frase tatuada na pele: O que nos une é maior do que o que nos separa. ” Quanto aos sentimentos repudiados dentro de uma equipe estão: ingratidão( é claro), indisciplina e soberba. Características que já destruíram muitos relacionamentos e carreiras por não fincar raízes e pular de equipe em equipe.
   O guerreiro comenta que para quem é leal, disciplinado e segue as regras de sua equipe você verá apenas o lado bom de participar de uma equipe. Rafael avisa tanto à família PRVT quanto aos fãs que no início do segundo semestre farão uma surpresa muito grande em prol do crescimento da equipe.
   Rafael Barboza deixou um recado para quem pensa em começar a praticar artes marciais, porém tem receio de não se enturmar:

O melhor remédio para timidez,  medo, insegurança e falta de amizade é você procurar uma academia de artes marciais. Só tenha cuidado quando escolher a academia; certifique-se de que os professores são qualificados para cumprir tal função. A internet ajuda muito nessa pesquisa, as federações de todas as artes têm em seus sites a lista com os professores formados; procure também uma de nossas filiais em nosso site PRVT.com.br e seja bem vindo. Será um prazer recebê-los em nossa casa. Osss

Nenhum comentário:

Postar um comentário