terça-feira, 10 de maio de 2016

As artes marciais e suas vantagens na infância!

                                                                                                        Por: Carol Meneses

   Na infância, é comum que os pais incentivem seus filhos a praticar algum esporte , principalmente para melhorar o condicionamento físico e a saúde. Em alguns casos os pais deixam a escolha para as crianças, que têm a liberdade de fazer um esporte, e na maioria das vezes é escolhido por influência dos amigos ou de filmes e desenhos animados, até ir se adaptando. Enquanto que em outros casos, e pensando na educação da criança, os pais escolhem qual esporte é o ideal para seu filho. Isso costuma ocorrer quando a criança é muito tímida e precisa de autoconfiança ou quando precisa de mais disciplina e respeito ao próximo.
  Para falar sobre a importância das artes marciais na infância conversamos com o  professor  de Kru Muaythai( formado pela CBMTT), Judô( faixa marrom 4º grau) e  instrutor de Jiu Jitsu( faixa roxa), Alceu de Alvarenga, que por sinal também iniciou seus treinamentos no judô quando tinha 8 anos. Alceu comenta que  as principais vantagens das crianças que praticam artes marciais são:  aprender valores importantes e pouco passados hoje em dia, como respeito, disciplina, auto-confiança, gratidão, apoiar seus “irmãos” , ou seja, ensina a viver em sociedade e  mostra o que é certo ou errado, além de ser uma boa forma de gastar a energia. Já quanto a parte física, além de um melhor condicionamento físico e a saúde, o principal é o conhecimento do próprio corpo.
    Para o mestre, não existe uma arte marcial ideal para as crianças, pois cada uma tem suas características e preocupações. Ele afirma que o importante é pesquisar  e buscar professores treinados e que sejam ligados às instituições reguladoras e fiscalizadoras destas artes marciais (Ex. CBMTT, FERJM, CBJ, CBJJ, CBJJO,CBJJD,...) para poder ensinar às crianças tanto os golpes característicos de cada arte quanto os valores que são comuns em todas elas: controle muscular, aperfeiçoamento do reflexo, desenvolvimento do raciocínio, equilíbrio mental, caráter, moral, auto-confiança, respeito aos superiores e ao companheiros e claro disciplina.
   O professor comenta que a principal diferença entre as aulas das crianças e dos adultos é que as crianças ainda estão formando seus princípios e valores, enquanto os adultos já tem seus princípios formados e com isso a arte marcial passa a ser uma forma de ajudar as pessoas, seja tirando o stress do trabalho ou a tristeza, ou até raiva,...). Alceu de Alvarenga afirma que o resultado obtido com as crianças tem sido bastante satisfatório, tanto no quesito fisiológico quanto no convívio com os pais , irmãos, amigos e outras pessoas. O mestre deixa um recadinho  tanto para os pais quanto para as crianças:
  “ALÔ PAPAI, SEU FILHO(A) FICA MUITO TEMPO OCIOSO(A), ENTÃO TRAGA ELE(A) PARA TREINAR CONOSCO, CONHECER UM ARTE MARCIAL, APRENDER SOBRE DISCIPLINA, RESPEITO E HONRA”. “E AÍ, GAROTO(A), VOCÊ CURTE ARTES MARCIAIS EM FILMES E SÉRIES E QUER FICAR UM POUCO MAIS PARECIDO(A) COM SEUS HERÓIS , ENTÃO VENHA TREINAR CONOSCO.”

Lições das artes marciais para a vida:
·        

  •        Não se ganha sempre, mas mesmo na dificuldade existe aprendizado;
  •        Os melhores não nasceram bons, eles lutaram(principalmente com eles mesmos) para conseguir o que queriam;
  •        Aprendendo a se defender, as crianças melhoram o seu auto-controle;
  •       Companheirismo e amizade, os amigos verdadeiros são para vida toda;
  •       Criação do espírito de equipe;
  •       É de erro em erro que se atinge a perfeição;
  •       Olhar no olho das outras pessoas – não em sinal de desafio, e sim de respeito, compreensão, igualdade;
  •      Disciplinas e regras;
  •      Vencer (na vida ou nas artes marciais) não significa machucar nem pisar em cima de ninguém.









Um comentário: