terça-feira, 17 de maio de 2016

Quando o aluno esquece os valores das artes marciais

                                                                                                         Por: Carol Meneses
Foto do facebook( Kleber Duarte)

   Várias matérias  do blog mostram os valores (disciplina, respeito ao próximo, respeito aos mais velhos,...) ensinados pelos mestres de artes marciais para seus alunos. Porém, nem sempre os alunos levam o que aprendem para a vida. Esse foi o caso do ex aluno da academia Niterói Muay Thai, Victor Augusto, que praticou um ato covarde ao agredir o Sr. Murilo Paiva Duarte, 64 anos, no último sábado, dia 14/05, por volta das 19 horas e 40 minutos na rua Rubens Brasil no Fonseca-Niterói.
   De acordo com seu filho, Kleber Duarte, Murilo, que tem deficiência auditiva nos dois ouvidos, atravessava a rua para ir ao Bar do Paulinho com o objetivo de comprar refrigerante e cerveja, enquanto seu filho Kleber Duarte manobrava o carro para ir embora. Quando seu filho observou de longe, viu que o pai estava olhando para trás e se despedindo dele, até que um carro entra na rua, seu Murilo, que é querido por todos da rua, faz sinal para que o carro passe.
   Quando o filho se aproximou de onde eles estavam, presenciou  Victor Augusto(de acordo com sua extinta página do Facebook é lutador, acho que está mais para enganador, de artes marciais.) sair do carro e desferir um soco no rosto do senhor Murilo. A reação de Kleber ao ver a cena foi: descer do carro, segurar Victor e deixar que a esposa dele o retirasse de perto do seu pai. Isso aconteceu, com as filhas de Victor no carro testemunhando tudo. Ele comentou sobre sua reação e sobre o resultado do soco: “Eu, mesmo tomado por raiva, não tive a mesma atitude do Sr. Victor, apenas protegi meu pai e o levei ao médico para cuidar dos ferimentos. Resumo: 10 pontos na boca e um sentimento de humilhação e indignação. ”
   Kleber Duarte mandou um recado aos familiares e amigos: “Meu pai está bem e o Sr. Victor responderá por esse ATO DE COVARDIA na Justiça. Peço que hajam com sabedoria, pois o Sr. Victor Augusto não merece retaliações, que não sejam  da Justiça!”
   É por causa de gente como esse rapaz(que por sinal está longe de ser um lutador) que, infelizmente, ainda existe um certo preconceito com quem pratica artes marciais. Porém, graças a Deus, isso é um fato isolado, e na maioria dos casos os praticantes de artes marciais, seja atleta ou apenas praticante levam o que , na minha opinião, é mais importante dentro desse meio, que são os valores das artes marciais: disciplina, autocontrole, respeito ao próximo, em especial aos mais idosos. 
   Por sinal, esses são valores muito importantes para a Niterói Muay Thai( eu sei por experiência própria, pois treinei, bem de leve, com o Emerson Falcão, exemplo de lutador e pessoa) que além de nota na página do face ainda entrou em contato através de um lutador da academia e amigo da família:
    “Viemos através desta nota esclarecer um episódio chato que envolveu nosso nome por um ex aluno da equipe que se envolveu em uma briga na rua. Somos totalmente contrários à qualquer manifestação de violência. O pensamento da arte marcial é contrário à essa idéia. Prezamos pela boa conduta dos alunos dentro e fora da academia. Agora a justiça determinará as punições adequadas, o mesmo que faríamos administrativamente caso o envolvido ainda estivesse treinando com a gente. Não brigue, lute 🙏

   Recado do lutador Henrique Tavares de Castro para a família da vítima: “Boa tarde pessoal sobre a nota que compartilhei a pouco venho pedir desculpas em nome da equipe Niterói Muay thai da qual faço parte, sou professor da mesma, o ato covarde de um indivíduo está colocando toda uma equipe em cheque. Sou lutador a algum tempo e quando isso  acontece, sempre vem à tona  que artes marciais são violentas e esquecemos que violência é escolha de cada um. Sou lutador nunca fiz um ato covarde desse tipo bater em uma pessoa idosa. Peço desculpa ao meu amigo Kleber Duarte e sua família, e venho dizer que esse covarde não me representa e nem a Niterói Muay thai espero que seu pai esteja melhor. Termino dizendo que o lutador treina uma vida para ter auto controle nunca perder controle nem ser agressivo com as pessoas. E para a Niterói Muay thai  e os professores Heggas Miguel, Emerson Vieira Emerson Vieira Falcão, Felipe Andreoli e os demais professores mil desculpas!! As ações de um não podem atingir a toda uma e equipe que está fazendo um ótimo trabalho nas artes marciais. Não podemos julgar um ato de uma pessoa que treinou arte marcial com LUTADORES  no dia a dia.”

   Se você, lutador ou praticante de artes marciais acha triste ler uma matéria dessas, então valorize, e muito os valores que seu mestre ensina. E não use apenas dentro de octógonos, tatames ou ringues...,use para o palco mais importante que é a VIDA

4 comentários:

  1. Lamentável... Só quero ressaltar aqui que não foi uma "briga de rua" como citado na nota da academia. Foi uma agressão covarde.
    Obrigada pelo carinho Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pelo recado e pelo carinho Roberta. Que o agressor seja devidamente punido e não estrague o verdadeiro valor das artes marciais.

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria, Carol Meneses! Casos como este e tantos outros praticados contra idosos, precisam ser disseminados para que a sociedade saiba que não podemos deixar isto passar impune. Se a lei não for capaz de inibir este tipo de ato, certamente a manifestação da opinião pública, de certa forma, servirá de apoio e incentivo para que ela se cumpra. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esta na hora de começarmos a extirpar a palavra impunidade do nosso dia a dia. Punição ao covarde.

    ResponderExcluir