quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ryan Gracie: Anjo ou demônio?

                                                                                                                    Por: Carolina Meneses
   


   Hoje no quadro, "Recordando Talentos" estaremos falando do anjo polêmico Ryan Gracie, um lutador da maior família da Jiu Jitsu. Algumas pessoas só lembram dele devido às suas brigas e seu envolvimento com drogas. Mas para quem realmente gosta de Jiu Jitsu e das lutas em geral, sentem muita falta desse lutador, devido à garra, ao brilho nos olhos do Louco Brutal.
   Ryan nasceu no dia 14 de agosto de 1974, em uma quarta feira, no Rio de Janeiro. Ele era um autêntico Gracie, que não fugia da luta, tirava satisfações aonde estivesse, e com quem quer que fosse.
  Era perceptível o gênio forte do lutador que antes de entrar no Vale-Tudo ( era como se fosse o MMA da época), O demônio Gracie conquistou campeonatos de Judo, Jiu Jitsu, e o Campeonato sem Kimono. Ryan lutou pela 1ª vez no MMA em 27 de Agosto de 2000 pelo PRIDE 10, começando assim a primeira de suas 5 vitórias em um cartel de 7 lutas. As pessoas comentam sobre o seu jeito agressivo e meio louco, por seu envolvimento em várias brigas e algumas prisões.Numa de suas últimas lutas no Pride, Ryan xingou o juiz e o encarou demonstrando estar pronto para agredi-lo, por considerar errada a interrupção da luta que estava a seu favor. Os dois lutadores recomeçaram a luta em pé, e Ryan venceu seu adversário. 
    Teve ainda muitas brigas extra-ringue com o lutador Jorge "Macaco" Patino, inclusive chegando a depredarem uma loja em uma dessas brigas. Também teve muita rivalidade com Wallid Ismail, porém a luta entre eles não chegou a acontecer.
  Porém algumas pessoas esquecem, tanto da relação dele com o mundo da luta,Ryan tinha fogo nos olhos dignos dos gladiadores romanos que lutavam por suas vidas, quanto com a relação que tinha com sua família, em especial com seu irmão , Renzo Gracie.
  Essas pessoas que o criticam por seu gênio difícil, esquecem também que Ryan foi o idealizador do projeto Kapacidade, que usa o Jiu-jitsu como ferramenta de inclusão social, visando educar, capacitar, elevar a auto estima e criar novos cidadãos. Hoje o projeto é tocado pela sobrinha Kyra Gracie.
   O fim do gladiador-menino foi bem triste, em 14 de dezembro de 2007, após ter roubado um carro e tentado roubar uma moto, o lutador foi medicado e dopado no local e demonstrou tranqüilidade. Infelizmente, no dia seguinte foi encontrado morto na delegacia. Ryan tinha 33 anos de idade. O primeiro laudo sobre a morte do lutador revela que ele teve uma morte não natural, provocada por uma combinação de drogas e remédios. Esses medicamentos usados são para combater a ansiedade e acalmar a pessoa. De acordo com o laudo oficial doses dadas foram terapêuticas, mas a combinação de remédios misturados  foi por muitos indicada como o principal fator da morte de Ryan.
   Além de suas batalhas, o menino na pele de gladiador, tinha que enfrentar a pressão de ser um Gracie, e apesar de sua aparência de mau, ele era um bom menino. Um anjo com máscara de demônio.
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário