segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Janaína Quinet: fortalecendo o corpo e a mente

                                                                                                                      Por: Carol Meneses
Janaína Quinet na academia

   Existe um conceito que afirma que os lutadores apenas se preocupam com o corpo e com a força bruta, porém esse conceito é meio equivocado, pois existem muitos lutadores ou praticantes de alguma arte marcial que dividem o tempo com outra profissão importante. Esse é o caso de Janaína Quinet, 25 anos, que é faixa preta de judô e jornalista.
  O início de Janaína, ou Jana como é conhecida pelos seus amigos jornalistas, nas artes marciais ocorreu aos 13 anos por conta da irmã, que iniciou seus treinamentos no judô e convenceu a “guerreirinha” a treinar junto com ela. Ela afirma que o começo foi difícil pois estava acostumada com atividades como ballet, natação e capoeira, e teve grande dificuldade nas quedas, mas se acostumou e hoje não pode viver sem seus treinos
Jana em seu treino de judô
  O melhor lugar para treinos, na opinião de Quinet, é mesmo o tatame da academia, mas também quando tem um tempo convida uma amiga faixa preta para uns treininhos de leve. Jana já teve o sonho de competir, e já participou de competições quando era faixa  verde, mas quando o jornalismo entrou na vida dela resolveu manter apenas os treinos.
   Janaína comenta que tem uma certa dificuldade para conciliar as profissões, pois nem sempre é possível ir treinar, porém como é apaixonada por ambas atividades, a guerreira sempre dá um jeito. Ela espera continuar treinando , e mesmo já sendo faixa preta, comenta que o importante é sempre continuar a aprender, e que na verdade o verdadeiro aprendizado vem após a faixa preta.
   Jana deixa ainda um recado para as mulheres que pretendem praticar alguma arte marcial e comenta um pouco dos benefícios do judô: Bom eu acho que toda mulher é capaz de fazer qualquer atividade. Acho que o judô traz para o praticante não só os benefícios físicos (ganhamos força, agilidade, queima de caloria grande e conhecimentos de autodefesa.), mas para a mente também. Judô é vida.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário