sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Eventos Clandestinos: O lado obscuro do mundo das lutas!

                                                                                                                      Por: Carol Meneses

Cena do filme O Clube da Luta 
   É verdade que o MMA, está crescendo mais a cada dia, mas paralelo a isso ocorre o crescimento de eventos clandestinos de MMA, e devido à falta de regulamentação, o risco de lesões nos atletas é muito maior. Com intenção de descobrir  um pouco mais desse mundo, falamos com um ex lutador de um desses eventos, como os mesmos são sigilosos, para nos referirmos ao entrevistado usaremos o nome Tyler Durden (nome do personagem interpretado por Brad Pitt no filme Clube da Luta).
   Tyler comenta que no evento em que participou a pessoa era indicada por algum lutador participante do evento, e que não havia nenhuma taxa de inscrição. Esse evento, que conta com o patrocínio de bicheiros, milicianos e outras pessoas com dinheiro e que gostam de MMA, se dividia entre as categorias Pena,Leve, Meio Médio, Médio, Meio Pesado e Pesado, e não tinha nenhuma categoria de MMA feminino. O lutador ganha uma bolsa entre R$ 500,00 e R$1.500,00, e o vencedor dobrava a bolsa.
Imagem do game  Df Jam
  Durden afirma que os eventos são bem sigilosos, e que caso “vaze” tal informação correm sérios riscos de serem fechados, na torcida ficam apenas convidados dos patrocinadores, os lutadores com sua equipe (máximo de 3) e os responsáveis pelo evento, ninguém mais assiste.
   Tyler Durden diz que as principais diferenças entre esses eventos e os legalizados são as bolsas e uma plateia mais aberta. O lutador afirma também que nunca viu, dentro desse evento uma luta arranjada (na minha opinião, isso também é um diferencial para alguns eventos legalizados).
   Ele entrou nesse meio, pois juntou o útil, pois estava desempregado e precisava de dinheiro, não iria roubar e nem fazer mal a ninguém, ao agradável pois, além se ser formado em Boxe Inglês, sempre gostou de “sair na porrada” e sempre acompanhou o MMA, foi aí que um amigo o convidou a participar desses eventos, e ele passou a treinar com amigos que já treinavam Jiu Jitsu e Muay Thai.
   Porém,Tyler já sentiu na pele o peso desses eventos , isso porque após vencer sua quinta luta, levou algumas quedas e sem a devida assistência do evento, ao chegar em casa percebeu ter lesionado a lombar. Nos dois primeiros dias ele mal saia da cama e respirar as vezes doía, usou gelo, alongamentos e anti-inflamatórios, e mesmo assim ficou mal por 1 semana.

    Durden deixa um recado para quem sonha em ser um lutador: “Faça um ótimo trabalho de base. Se você for um faixa branca, adquira todo o conhecimento que um branca pode possuir. Nunca pule faixas ou graduações. Além de fazer seu treino de lutas conjugue com um trabalho de Musculação( Resistência,Força) isso vai evitar suas lesões. Se quiser entrar no MMA acumule o máximo de lutas que puder. O ideal será você socar com precisão e força de um boxeador,finalizar e fazer transições como um lutador de Jiu-Jitsu, derrubar e defender quedas como um Westler e ter a versatilidade de golpes que um lutador de Muay Thai tem. Boa sorte!”

2 comentários: