quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Que Sexo Frágil, Que Nada: Sheila Jardim

                                                                                                        Por: Carol Meneses
    
Sheila Jardim atleta
  Para a 2ª matéria sobre machismo, temos a lutadora, e também pedagoga, Sheila Jardim, atleta da Rossi Thai. Sheila também já atuou dentro das lutas como ring girl, e por isso tem uma visão dupla sobre o assunto. Ela comenta que é comum ver o machismo na maioria dessas profissões consideradas “ masculinas”.
Sheila Jardim Ring Girl
  Na opinião da atleta, quem sofre muito com o machismo no MMA e em outras lutas são as ring girls, e que, por estarem mais próximas aos lutadores e pelo fato de usarem uniformes pequenos, ficam vulneráveis e expostas. Sheila já presenciou certos casos de gracinhas com as ring girls, e infelizmente isso já se tornou normal. Apesar de ser mais transparente com as ring girls, o machismo também abrange as lutadoras, isso pode ser percebido tanto pelo cache sempre inferior ao dos homens(e nem a  atleta mais bem paga do MMA, foge a regra. Ronda Rousey ganha um terço do que é pago a um homem no UFC, como pode ser lido na matéria da revista exame), quanto ao não darem créditos às lutadoras mais belas, não acreditando na capacidade delas de “meter a porrada”.
  Para a atleta, as lutas mistas aumentariam o machismo e preconceito, porque seria difícil achar um homem que aceite o desafio, porque não admite, mesmo que em pensamento, ser derrotado por uma mulher. Sheila Jardim afirma que fazer campanhas contra o machismo, igualar o cache e aumentar o espaço feminino no mundo das lutas diminuiria, mas a atitude mais importante para acabar de vez com o machismo é que os homens passem a ver as mulheres como iguais.
Sheila no treino
  Sheila, assim como Brena, considera  a  ex campeã peso galo do UFC ,Ronda Rousey , como  a atleta que mais levanta a bandeira contra o machismo nos dias de hoje e comenta o motivo: “Acho que a Ronda Rousey levanta essa badeira contra o machismo. Em um comercial para o canal combate ela responde a um comentário machista, que dizia que ela é tão boa como um homem, ela responde que tem o orgulho em dizer que foi a mãe quem a ensinou.”


11 comentários:

  1. Em minha opinião as mulheres hoje já deram um passo enorme no mundo da luta inclusive no MMA....mas ainda falta uma longa caminhada para ter o mesmo reconhecimento que os homens. ...em relação as lutas mistas sem condições por dois motivos...primeiro se a mulher ganhar ganhou de um homem se a mulher perder qual o mérito para o lutador ganhar de uma mulher?Obs: Na visão do lutador não tem vantagem alguma....
    Segundo:Fisiologicamente falando a condição de um homem é superior de uma mulher pegue um atleta 70kg homem e coloque do lado de uma atleta 70kg mulher será notoria a diferença....então sou contra lutas mistas. Desnecessária esta exposição. Ossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião. Sabemos que a mulher ainsa precisa lutar para ter o reconhecimento. Já sobre a luta mista houve um consenso entre a maioria que considera que em nada adiantaria para acabar com o preconceito.

      Excluir
  2. Vai a luta Sheila e mostre para o mundo a força da mulher!!! Vamos derrubar todas as formas de preconceito e valorizar a determinaçao e empenho da mulher!!!! A capacidade nao pode ser determinada pelo sexo masculino ou feminino mas pela vontade de fazer a diferença!!! Sheila você é VITORIOSA!!!������

    ResponderExcluir
  3. Arrasou Amiga!!
    Mostrando que mulher não é só um corpinho bonito,muito orgulhosa de vc.
    ❤❤❤

    ResponderExcluir
  4. Arrasou Amiga!!
    Mostrando que mulher não é só um corpinho bonito,muito orgulhosa de vc.
    ❤❤❤

    ResponderExcluir
  5. Isso aí, Sheila!!! Arrasou!! Linda e inteligente!

    ResponderExcluir
  6. Isso aí, Sheila!!! Arrasou!! Linda e inteligente!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!!
    Vc é muito Boa no que faz, sempre mandando super bem.
    Tenho orgulho de ser sua amiga.

    ResponderExcluir
  8. Batalhadora , Guerreira , um diamante lapidado por Deus .
    Toda Mulher é uma rainha , eterna Princesa , uma Flor que necessita de carinho.
    Sim , Elas podem e fazem acontecer .

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelos comentários de vocês, e obrigada Sheila por ter aceitado a matéria.

    ResponderExcluir