quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

MMA vira brincadeira de criança

                                                                                                                                        Carolina Meneses
 Que o MMA é um esporte tanto para homens quanto para mulheres, e que as crianças costumam se espelhar em seus pais, não é novidade para ninguém. Mas dessa vez, a admiração pelos  pais e mães lutadores foi tanta que as crianças  passaram a ver o MMA como uma séria brincadeira de criança.
 Eles treinam pesado, atuam em campeonato de gente grande e tem que mostrar todos os princípios e fundamentos de um guerreiro, não apenas na luta em si, mas também no  respeito pelo adversário e pelos seus corners.


   

 As acadêmias decidiram colocar esse esporte também para crianças, porque a filosofia de variados esportes, como judo, jiu jitsu, Muay Thai, ajuda  na educação da criança, pois auxilia na confiança, no respeito, na superação, e o  fato dos pequenos aprenderem a lidar tanto com a derrota como com a vitória, afinal a vida é feita de altos e baixos.
 Com isso, acaba diminuindo um pouco aquele conceito de que esse é um esporte violento, afinal se fosse tão violento como dizem, os pais não deixariam seus "bens" mais importantes o praticarem.   

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

“Cachorro Louco” volta a latir no Japão.

Carolina Meneses
Wanderlei no Pride

Wanderlei Silva, o “Cachorro Louco”, retorna ao Japão para enfrentar Brian Stann  no dia 03 de março de 2013 pelo UFC Japão, sendo esta a luta principal da noite.  

 O palco desse  evento  será nada mais, nada menos que o Saitama Super Arena.Essa arena é a mesma  do  extinto  PRIDE, lugar de grande importância não apenas para o esporte em si, mas também  para muitos lutadores de MMA, entre eles o próprio Wander. 

O treinador de Wand, Rafael Cordeiro disse, em entrevista à TATAME,que tinha grande possibilidade do curitibano atuar na edição japonesa e na madrugada de quinta feira , a atuação foi confirmada  por anúncio oficial do Ultimate . Além de Wanderlei pela categoria meio-pesado, Cristiano Marcello e Marcelo “Magrão” Guimarães completam o trio canarinho. Cristiano enfrenta Kazuki Tokudome enquanto o adversário de “Magrão” é o sul coreano Hyun Gyu Lim.
                                                                                                          
         Wanderlei Silva no UFC

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Guerreiros do Bem: Projeto Geração Careta


Carolina Meneses
Edição: Ana Paula Ribeiro



Criadores e apoiadores do Geração Careta
Os praticantes de lutas e/ou artes marciais têm conseguindo alcançar diversas mídias e não somente nos assuntos relacionados à luta em si, alguns falam sobre determinado campeonato, tendo a luta como principal assunto, outros falam sobre um pouco da vida e alguns escândalos envolvendo lutadores. Porém são poucos os que falam de projetos sociais envolvendo estas pessoas.

Palestras fazem parte do projeto
Mas como o nosso blog fala sobre todos ou quase todos os aspectos envolvendo lutas, a matéria de hoje é sobre um projeto social: o Geração Careta que visa promover a integração social de crianças e adultos através do ensino das artes marciais, baseado numa extrema linha de conduta pessoal, disciplina acima da média, contando para isso com a participação dos pais, responsáveis e demais atores sociais que interagem com o público alvo, e com isso fazer uma ação de combate às drogas.

Minotouro participa do projeto
Os idealizadores do projeto são: Sandro Araujo, escritor, policial federal graduado em Segurança Pública, professor de Física do ensino médio e professor de artes marciais e Richard Clarke, professor de artes marciais e graduado em Segurança Pública. A ideia do projeto nasceu em 2003, quando Sandro Araujo era o chefe da unidade tática da Polícia Federal em Niterói, e quando a instrução de serviço que criava a unidade estava para ser assinada Sandro fez um adendo dando mais uma responsabilidade para o grupo: Ministrar palestras  com o intuito de prevenir o uso de entorpecentes, com ênfase nas drogas legais, como álcool e cigarro. Isso foi feito durante mais de 6 anos até unir as palestras à alguma atividade esportiva.

Richard Clarke e Ricardo Arona
Como Araujo, pratica artes marciais há mais de 30 anos, acreditou que elas seriam um belo instrumento de geração de uma linha de conduta que livrasse o jovem de situações de risco e que nenhuma outra prática esportiva cria tantas noções de respeito e autocontrole como as artes marciais. Então, em novembro de 2009, com o apoio do secretário da Região Metropolitana do RJ na época, Alexandre Felipe, eles conseguiram o espaço do Estádio Caio Martins, onde ministram aulas gratuitas de Muay Thai, Taekwondo e Jiu Jitsu toda 3ª e 5ª a partir de 16h.

Para ministrar essas aulas foram recrutados oito instrutores voluntários de diferentes artes marciais, além é claro dos coordenadores que também são professores de artes marciais, que ensinam técnicas focadas na defesa pessoal para os alunos inscritos no projeto. Associando as palestras nas escolas públicas e privadas às aulas de artes marciais, a iniciativa experimentou um exponencial crescimento em seu alcance, uma vez que grande parte dos alunos das aulas de defesa pessoal passou a frequentar as dependências do Complexo Esportivo Caio Martins, após assistir as palestras.

O projeto já recebeu grandes nomes das artes marciais como Rogério Minotouro, César Monstro, Ricardo Arona, Rousimar “Toquinho” Palhares, entre outros.

Sandro já consegue perceber os benefícios obtidos pelo projeto após os 3 anos da união de palestras com o ensino de artes marciais: “Tiramos 11 jovens das fileiras do tráfico. Eram soldados mesmo. Muitos desses jovens se transformaram em instrutores do próprio projeto e outros estão com um belo caminho pela frente, já na universidade. Temos um ótimo retorno das famílias e dos diretores das escolas onde esses meninos estudam. Estabelecemos contato com esses diretores e podemos acompanhar o rendimento dos nossos alunos nas escolas. Em relação aos pais, enviamos de tempos em tempos uma ficha de avaliação individual, na qual o responsável traça um perfil do aluno em sua casa. Somos parceiros das famílias.”, afirmou.

Porém, o Geração Careta também conquistou benefícios no mundo das lutas, quando reconheceram que alguns desses alunos tinham talentos naturais para esses esportes e por isso fazem treinos específicos visando uma possível transformação em atletas de alto nível.

1º Torneio Geração Careta – 11 de Novembro de 2010
3º lugar no Campeonato Estadual de Kickboxing sub-18
4º lugar no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, Embu/SP
Classificação para o Mundial Sub-17 de Kickboxing, Belgrado, Sérvia
3 medalhas de ouro no Campeonato Intermunicipal de Kickboxing
2 medalhas de prata no Campeonato Intermunicipal de Kickboxing
3º lugar na Copa Brasil de Kickboxing, Guarujá/SP
2 medalhas de ouro no Brasil Open de Taekwondo,  Santos/SP
4 medalhas de bronze no Brasil Open de Taekwondo, Santos/SP

Sandro Araujo deixou um recado para todos que já participaram do projeto e também para aqueles que querem participar: “Geração Careta é uma grande família. Todos os envolvidos dão muito de si naqueles momentos. Conhecemos quase todos os 210 alunos atuais pelo nome ou apelido. Tenho orgulho de cada aluno e professor que já colocaram os pés naquelas quadras.
E para quem quer treinar uma arte marcial em alto nível e não tem condições de pagar, sintam-se à vontade para aparecer lá. Serão mais que bem vindos.”

Se você teve interesse e quer saber um pouco mais sobre o projeto, é só acessar o blog http://geracaocareta.blogspot.com.br/.Esse é um ótimo exemplo para os dias de hoje, onde as pessoas só querem saber delas próprias  e não se importam com o próximo, a verdade é que deveríamos ter muito mais exemplos assim. Mas o que é ainda melhor é que esse projeto é um nocaute bem dado naquelas pessoas que dizem que lutadores só querem saber de violência, e que são ogros, muito pelo contrário, é só analisar a filosofia de qualquer arte marcial para perceber que lá se ensinam  valores que estão esquecidos há muito tempo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Anderson Silva diz que é "tiozão" e quer se aposentar das lutas.

Carolina Meneses 
Anderson brinca de encarar Andreoli na entrevista ao CQC (reprodução do facebook)

Em entrevista concedida ao repórter Felipe Andreoli, para o CQC da Band, Anderson Silva garante que pretende se aposentar após as duas lutas que restam no contrato como UFC, deixando na dúvida se a luta contra o campeão dos meios pesados, Jon Jones vai realmente acontecer.

Spider em tom de brincadeira diz que já é "tiozão" e tem mais o que fazer do que levar soco na cara, mas fala sério ao citar os planos fora do UFC , como abrir uma escola de artes marciais em Los Angeles e passar mais tempo com a sua família.

Anderson está em Abu Dhabi até o início desta semana para uma série de campanhas publicitárias, e nesse domingo(04/11), esteve no Circuito de Yas Marina, acompanhando o GP da Formula 1 aonde encontrou Bruno Senna.

E depois que deixar os Emirados, Spider vai para Los Angeles para acertar os detalhes do filme que fará com o amigo e orientador Steven Seagal , para quem não lembra, foi Seagal que ensinou o chute que nocauteou o também brasileiro Vitor Belfort. Parece que um dos lutadores de MMA, pretende se aventurar por outros caminhos, tomara que tenha tanto sucesso quanto teve e continua tendo dentro dos octógonos.

sábado, 3 de novembro de 2012

Confirmado: Belfort enfrenta Bisping no Brasil em Janeiro.


Ana Paula Ribeiro

Belfort enfrenta Bipsing  no Brasil (foto:divulgação)

No dia 19 de janeiro em cidade ainda  a a ser definida o Brasil sediará mais um evento do UFC. A luta principal e o card completo já foram fechados: Vitor Belfort vai enfrentar o inglês Michael Bisping, entre os médios no grande combate da noite.

Marshall Zelaznik, diretor de desenvolvimento internacional do UFC. declarou que o evento de 19 de janeiro, assim como foi feito em 2012, abre o calendário do ano do UFC. 

No card principal do evento  acontece a estreia de Daniel Sarafian que foi finalista da primeira edição do The Ultimate Fighter Brasil, mas sofreu uma lesão e  acabou não lutando na final onde enfrentaria Cezar Mutante. CB Dollaway será seu adversário na penúltima luta da noite.

O card principal do evento terá ainda a  disputa entre os pesos pesados Ben Rothwell e Gabriel Napão e entre Thiago Tavares e o russo Khabib Nurmagomedov.

Já o card preliminar terá  a presença de lutadores brasileiros em todas as lutas. Pepey, Edson Barboza, Thiago Bodão, Diego Nunes, Iuri Marajó, Ronnys Markes,Wagner Caldeirão e Francisco Massaranduba, os dois últimos tentando se recuperar das derrotas que sofreram no UFC III Rio. 

Card principal

Vitor Belfort x Michael Bisping
 C.B. Dollaway x Daniel Sarafian
 Ben Rothwell x Gabriel Napão
 Khabib Nurmagomedov x Thiago Tavares

Card preliminar

Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
 Andrew Craig vs Ronny Markes
 Nik Lentz vs Diego Nunes
 Justin Salas vs Edson Barboza
 Michael Kuiper vs Thiago Bodão
 George Roop vs Iuri Marajó
 Roger Hollett vs Wagner Caldeirão
 C.J. Keith vs Francisco Massaranduba

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

UFC Rio III: Bonnar e Herman são pegos no antidoping do evento






Stephan Bonnar enfrentou "Spider" no UFC Rio III  (foto: OGlobo)

Os americanos Stephan Bonnar e Dave Herman, que enfrentaram respectivamente Anderson Silva e Rodrigo Minotauro, foram pegos no exame antidoping realizado após o UFC Rio III, disputado dia 13 de outubro.

Bonnar, que recentemente anunciou a sua aposentadoria, teve em sua amostra traços de Drostanolona, um esteroide anabolizante, enquanto Herman apresentou metabólitos de maconha. Os dois lutadores foram os únicos que tiveram resultados positivos.

Por não haver no Brasil uma comissão atlética que regule os esportes de combate, como nos EUA, os comissários do UFC assumiram o controle dos testes de dopagem. Marc Ratner, responsável pela operação, afirmou ao site “MMA Junkie”, que a empresa ainda irá avaliar qual suspensão será aplicada, e que provavelmente a decisão será anunciada na próxima semana
Herman lutou com Minotauro
.

Lutador agride mulher em Niterói e é preso


Ana Paula Ribeiro

Marcelo Rossi foi preso preventivamente (Reprodução do Facebook)
O niteroiense, lutador de MMA e professor de Muay Thay Maurício Rossi foi preso na última quarta-feira depois de agredir uma mulher com socos e chutes em um posto de gasolina da cidade. Ela sofreu derrame nos olhos e ficou com diversos hematomas. Câmeras de segurança registraram o ato e o lutador foi preso preventivamente para não interferir nas investigações.

Duas versões são contadas sobre o fato. A mulher disse  à polícia que Rossi é seu ex-namorado e que o relacionamento teria acabado há um ano. Inconformado com o término o lutador teria passado a perseguir e ameaçar a vítima.  A agressão que levou à prisão de Rossi aconteceu no início de outubro, mas só foi divulgada agora.

Já o empresário do lutador, Fred Fontes, conta outra versão. A vítima ainda seria namorada de Rossi  e ele teria perdido a cabeça ao vê-la com outro homem, que conseguiu fugir após ter seu carro chutado diversas vezes. A vítima tentou se esconder dentro da loja de conveniência do posto, mas o lutador invadiu o local e  deu início a uma seqüência de socos e chutes que não pararam nem mesmo quando a mulher foi derrubada.

Segundo o delegado Gabriel Ferrando, da 81ª DP, Maurício foi autuado por tentativa de homicídio pelo fato de ser profissional das artes marciais, e a vítima ter sofrido graves lesões na cabeça.

Maurício Rossi  foi campeão do Peru FC em 2011 e tem quatro vitórias e seis derrotas em seu cartel como lutador de MMA.  Ele teria uma luta marcada para o dia 9, mas com a prisão sua carreira pode estar ameaçada.

Abaixo você confere o vídeo com a agressão.

Reproduzido do Telejornal RJ TV

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mestre do Combate x Desistências e Lesões.



                                                                     Carolina Meneses

O evento Mestre do Combate, de Rickson Gracie, tem seu card definido após inúmeras desistências e lesões. O 1º evento  acontece no dia 22 de novembro, no Vivo Rio, será dividido em duas equipes: a dos Samurais do Rio de Janeiro  e os Escorpiões de São Paulo, que contam , respectivamente, com Murilo Bustamante e Francisco Veras como seus treinadores.
A equipe Samurais do Rio de Janeiro será composta por "Jeffinho" Nunes (leve), Celso Farpado (meio-médio), Gersinho Conceição (médio), Armando "Sapo" Sixel (meio-pesado) e André "Sergipano" Muniz (pesado). Além é claro, do treinador Murilo Bustamante que foi Campeão do UFC 35 e conquistou a faixa preta pelas mãos de ninguém menos do que Carlson Gracie. Um dos destaques dessa equipe é Gersinho Conceição, da Brazilian Top Team, que tem mais de 10 lutas de MMA no cartel e uma sequência de três vitórias consecutivas.
Já na equipe Escorpiões de São Paulo, que tem como treinador ,  Francisco "The Killer" Veras, um dos grandes nomes do Muay Thai brasileiro, com um cartel de 80 vitórias em 82 combates, sendo 50 por nocaute. A equipe paulista será formada por Glauke Eugenio (leve), Udi Lima (meio-médio), Alexandre "Sagat" Brandão (médio), Thiago Fernandes (meio-pesado) e Kitner Moura (pesado). Uma grande esperança dessa equipe, é Udi Lima,  experiente lutador da equipe Gracie Fusion que compete MMA há quase uma década.
Além do esperado duelo entre os times do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Mestre do Combate promoverá mais duas lutas no co-evento: Pety Mafort encara Robert Peter e o argentino Luciano "Izzy" Correa enfrenta Oséias Viana.
Essa competição terá um formato inovador, a começar pela pesagem, que acontecerá na noite da luta, diferente da maioria dos eventos. E começando o evento nenhum lutador será salvo pelo gongo nem vencerá por pontos, essa é uma forma de incentivar os lutadores a finalizar ou nocautear seus adversários. No caso de empate ao final dos dois rounds - o primeiro com 10 minutos de duração e, o segundo, com cinco, o juiz "Big" John McCarthy (1 voto), o mestre Rickson (1 voto) e o público que acompanha de casa e da arena (1 voto no total) decidem quem triunfa com base em um único critério: vence quem mais esteve próximo de finalizar o seu adversário.
Esse critério da decisão pelo público está sendo muito comentado  em redes sociais, alguns acreditam que o público votará no lutador que está torcendo.




Rickson Gracie decidiu ainda fazer mais 8 eventos além desse, sendo 9 ao todo, sendo que cada evento contará com o embate entre duas equipes, onde será declarada vencedora aquela que tiver no mínimo três de seus lutadores vitoriosos nos 5 duelos disputados. Assim a equipe vitoriosa se classifica para a fase seguinte e a premiação aumenta conforme os lutadores superem os adversários. Ao todo serão distribuídos R$ 700 mil entre bolsas e prêmios durante toda a temporada 2012/2013. Ainda haverá a disputa ao título de melhor lutador da noite.É um evento, para aqueles que não concordam com as regras do UFC,consequentemente, com as regras dos eventos de MMA atualmente. Mas o que ninguém pode dizer é que o evento não será diferente de tudo que já foi visto no MMA mundial, e novamente começando aqui no Brasil.

Top10: Os maiores Galãs do mundo das lutas.

Carolina Meneses 

Dessa vez, para a alegria das mulheres  que adoram MMA, incluindo eu é claro , estamos com uma matéria mostrando os musos das artes marciais mistas e de outras lutas



 Ricardo Arona




Assim como aconteceu na matéria das mais gatas , temos um lutador que está voltando a atividade, porém as diferenças são: ele teve que se afastar porque estava lesionado e decidiu montar um Centro de Treinamento enquanto espera, e a outra foi que o lutador abocanha nada mais nada menos que o 1º lugar no pódio. Estamos falando do Niteroiense Ricardo Arona de 34 anos, que mesmo distante dos octógonos ainda é lembrado pelo público feminino. Não só pela sua beleza, mas também por ser um ótimo lutador. Enquanto não volta, ele pode ser visto pelas praias de Niterói, principalmente Itacoatiara.



                                                                                                                    




Phil Baroni




O 2º lugar fica com Phill Baroni, de 36 anos, ele tem habilidade e poder de nocaute no Boxe, mas também é um lutador talentoso. Baroni atuou em diversos  campeonatos, incluindo o UFC, onde teve algumas passagens  rápidas, e aonde perdeu mais do que ganhou. A última luta de Phill foi pelo One Fighting Championship : Orgulho de uma Nação,  no dia 31 de agosto desse ano, Baroni nocauteou o adversário. Em 2008, acabou fazendo a melhor finalização de sua vida, que foi o casamento, mulher de sorte essa, hein?
Todd Dufe



E a medalha de bronze fica com Todd Duffe, americano  de 26 anos,  que tem 7 vitórias em seu cartel de 9 combate. Duffe estabeleceu o recorde de nocaute mais rápido  da história do UFC, aonde ficou por 2 anos( 2008/ 2010). Há muita especulação em torno de sua saída do UFC. Sua última luta foi no dia 07 de abril desse ano, pela Super Fight League  2, aonde nocauteou o adversário com uma sequência de socos, e conquistou o nocaute da noite. Além de lutador, o gato ainda é modelo fotográfico, ator, entre outras coisas.
Daniel Sarafian
     




Voltamos para o Brasil ao anunciar o 4º lugar, que fica com Daniel Sarafian, de 30 anos  está no mundo das artes marciais desde os 6, quando treinava judô com seu avô, passando pelo Karatê, Jiu Jitsu até chegar ao MMA. Vocês acreditam que esse gatinho tinha problemas com a balança e já foi atormentado por causa disso? Ainda bem que  isso  é passado, e Daniel agora tem contrato assinado com o UFC, após ter sido finalista da 1ª edição do The Ultimate Fighter Brasil, ele não pode disputar a final pois teve um rompimento do tendão do bíceps.

    
Lyoto Machida





Outro brasileiro está entre os nossos escolhidos e fica com o 5º lugar, e os olhinhos puxados dele, provocam suspiros nas mulheres, mas esse gato oriental já tem dona, Machida é casado e pai de 2 filhos , e ainda é um ótimo lutador de Artes Marciais. Machida iniciou sua carreira no Karatê , passou pelo Sumô, até chegar ao MMA.  Lyoto foi campeão dos meios pesados do UFC , até perder o cinturão para Maurício Shogun. O detentor do cinturão dessa categoria é Jon Jones, mas nem isso impede as fãs do esporte de  assistir o “The Dragon” lutar. 
   




E o Canadá , mais precisamente  George Saint Pierre, conquista o 6º lugar nessa seleção, dos lutadores  mais  gatos. GSP, como  é conhecido, é o atual campeão da categoria  meio médio do UFC, e desde 2006, é considerado o melhor meio pesado do mundo. Esse gato de 31 anos, tem 23 vitórias em 25 lutas, ele começou no Karatê para se defender do Bullying na escola, e passou para Boxe, Wrestling e Jiu Jitsu Brasileiro.

Richard Clarke
O Canadá e o Brasil são bem próximos, tanto que já estamos novamente no Brasil, e dessa vez com um lutador de uma modalidade bem diferente, mas que  já falamos no blog. Estamos falando do Mestre em Kombato,  Richard Clarke que foi bastante  elogiado pelas frequentadoras do blog, mas só para lembrar o gato é casado e muito bem casado. Aqui  estão,  tanto o link do perfil dele no blog, quanto o link da matéria sobre o Kombato .http://lutasdeaaz.blogspot.com.br/2012/10/kombato-arte-com-seguranca.html

Randy Couture




E o lutador que fica com o 8º lugar não está mais  lutando profissionalmente e é o mais velho dessa seleção,ele  já foi 3 vezes  campeão dos pesos pesados e duas vezes campeão dos meios pesados do UFC. Estamos falando do Randy Couture. " A Lenda", como é conhecido, começou na Luta Olímpica, passou pelo Boxe, Muay Thai e Brazilian Jiu Jitsu. Atualmente o gato pode ser visto em filmes como Escorpião Rei, Cinturão Vermelho entre outros.




Chael Sonnen
O 9º lugar vai para os Estados Unidos, mais precisamente para o Chael Sonnen, o lutador mais falastrão de todos os tempos, mas apesar dele ter essa língua toda , ele continua sendo um gatinho. O lutador americano luta profissionalmente desde 1997, mas ele ficou conhecido pelos brasileiros que passaram a acompanhar o esporte , quando começou a fazer ofensas tanto ao Anderson Silva, quanto aos Brasileiros em geral. Sonnen acabou perdendo a luta e teve que admitir a superioridade de Spider, que pediu aplausos para o adversário americano, para mostrar a nossa educação. E como nós do Lutas de A a Z somos bem educados , ele está nessa lista, o fato dele ser gato nada tem a ver com isso.


Thiago Tavares



Para fechar a seleção com chave de ouro, outro gato brasileiro e dessa vez da categoria peso-leve, estamos falando de Thiago Tavares, de 28 anos nascido em Florianópolis. Thiago possui um cartel de 22 lutas, sendo 17 vitórias e apenas 4 derrotas. Sua última luta foi no UFC Rio 2, em janeiro desse ano, onde venceu Sam Stout, por decisão unânime dos juízes. 




E como tudo que é bom dura pouco, a matéria sobre os galãs do MMA vai chegando ao final. Tanto essa quanto a das gatas, foram matérias muito difíceis de fazer, já que é uma questão de gosto. Ouvimos a opinião de fãs para fazermos as duas seleções e esperamos que    tenhamos agradado. Façam seus comentários. Queremos saber a sua opinião

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sumô Feminino cresce em todo o mundo

Ana Paula Ribeiro


Meninas de várias idade  já praticam o sumô no Brasil (foto: esportesumo)

O sumô é um esporte criado no Japão há mais de 1500 anos e que sempre foi praticado somente por homens. A vestimenta no sumô é o mawashi, que os leigos apelidam de fraldão. Apesar de ter sido criado para os homens, em 1996 aconteceu a primeira competição oficial para mulheres e inclusive no Brasil já existem muitas praticantes de todas as idades.
Mesmo no Japão as mulheres enfrentam o preconceito para praticar o esporte. Nos ringues profissionais do país elas não são admitidas porque é o local é considerado um círculo sagrado e pela tradição as mulheres são consideradas impuras. A opção para as japonesas é o sumô amador.
Já em outros países a popularidade do sumô não para de crescer. O Brasil tem até uma medalhista- Ana Gomes - que conquistou o bronze no Mundial de Sumô de 2006 em Osaka no Japão: "Costumo dizer que a minha medalha vale ouro. Nada se compara a ver a bandeira e ouvir o hino do seu país", diz a lutadora que além da medalha ganhou uma bolsa de estudos de Educação Física e pretende passar a sua experiência a um número cada vez maior de mulheres interessadas no esporte.

Top5: As mais gatas do mundo das lutas


                                                                                                                                   Carolina Meneses


Decidimos fazer uma matéria bem diferente, e focando um pouco mais nas lutadoras e não no esporte. Nessa matéria veremos as lutadoras mais bonitas do MMA ou de outras lutas, de uma maneira bem diferente. Estão preparados?







E o lugar mais alto do pódio fica com a atual campeã peso-galo do Strikeforce e ex judoca, Ronda Rousey, ou "rowdy" (briguenta), de anjo Ronda só tem mesmo a cara, e não dá mole nos octógonos, isso pode ser comprovado pelo fato dela ter apenas 2 anos e meio dentro do MMA.





























Como a escolha no Blog vai além do MMA, o 2º lugar fica com uma brasileira , mais precisamente com uma Gracie. Kyra tem 27 anos, representa muito bem a família no Jiu Jitsu feminino, é faixa preta e pentacampeã mundial desse esporte. Kyra está pensando em entrar no MMA. E aí, ela tem chance?





Quem conquista a medalha de bronze, é a americana Miesha Tate de 26 anos , ex campeã do peso galo do Strikeforce. Miesha perdeu o cinturão para ninguém menos que Ronda Rousey. E aqui no blog ela acabou perdendo tanto de Ronda quanto de Kyra Gracie, 1ª e 2ª colocadas, respectivamente, mesmo assim ela continua  uma gata












O  4º lugar também fica nas mãos de uma brasileira, Érica Paes, mais conhecida como a algoz de Cris Cyborg, foi a única que conseguiu vencer a campeã. Érica é paraense e está voltando agora aos octógonos, após um tempo se dedicando apenas aos palcos, pois Érica é mãe, lutadora de MMA e cantora. Quer conhecer o lado cantora dessa morena,acesse: www.youtube.com/watch?v=FkhPzsmKSUs






E o 5º lugar fica nas mãos de Carina Damm,brasileira e irmã de Rodrigo Damm, Carina iniciou no Jiu Jitsu , depois passou pela Capoeira até chegar ao MMA, ela lutou em eventos nacionais e internacionais.










Finalmente chegamos ao final dessa matéria, lembrando que amanhã nós teremos uma matéria falando sobre os 10 lutadores mais gatos do mundo das lutas. Viva!!!....é bem mais interessante, mas temos que agradar a todos né, fazer o que?

E o "aluno" NÃO superou o mestre.

Carolina Meneses

Anderson Silva vira coadjuvante em nosso blog, isso aconteceu porque um lutador de MMA tenta imitar Spider ao lutar de guarda baixa , em um evento do Egito. O atleta que parecia ser o mais forte , abaixa a guarda e provoca o adversário pedindo que este o acertasse no rosto.

O pedido foi atendido, mas o careca não suportou o golpe. Caiu estatelado para trás, nocauteado, e perdeu o combate. Resumindo, não é todo mundo que consegue se esquivar tão rapidamente como o brasileiro, e assim acabam levando a pior. Pelo menos, da próxima vez, os lutadores vão pensar muito bem antes de tentar imitar quem é inigualável. 

E o final dessa comédia ficou por conta de um espectador, que subiu no ringue para ajudar o lutador nocauteado e acabou dando um golpe em um rapaz, de camisa listrada, que estava dentro do ringue.

Assista:

TUF Brasil divulga treinadores da segunda temporada

Carolina Meneses
Minotauro X Werdum

Na tarde de hoje o twitter do UFC divulgou o resultado dos treinadores da 2ª edição do reality show, The Ultimate Fighter Brasil, ou TUF Brasil como é conhecido, e os treinadores são Fabrício Werdum e Rodrigo Minotauro.

O programa começa a ser gravado em janeiro do ano que vem, e vai ao ar em março do mesmo ano. Logo após o UFC Rio 3, Werdum deu entrevista ao site Portal Do Vale Tudo , e afirmou, que sua participação como técnico de Jiu Jitsu de Wanderlei Silva , foi uma experiência única, e que se fosse convidado ficaria muito feliz. 

O último confronto entre os dois, ocorreu ainda no Pride, mais precisamente, GP dos pesados do Pride em 2006, onde Minotauro foi o vencedor por decisão unânime dos juízes. Fora o fato de que ambos já participaram de um TUF, em 2008 Minotauro foi o líder do TUF 8, contra Frank Mir e Werdum foi o técnico de Jiu-Jitsu de Wanderlei Silva no TUF Brasil 1, no início deste ano.

Os dois venceram seus últimos confrontos E aí? Será que os participantes aproveitarão essa oportunidade, para mostrar que o Brasil pode muito bem bater de frente com os grandes do Esporte?

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cyborg dará aula na academia dos irmãos Minotauro e Minotouro

Fonte: site apostasmma

As meninas estão com tudo no mundo do MMA! Enquanto está afastada das lutas por ter sido pega no exame de doping, a brasileira Cris “Cyborg” vai dar aulas na academia Team Nogueira, dos irmãos Minotauro e Minotouro.
“Estava a procura para dar aulas, então recebi a proposta da Team Nogueira e pensei, por que não? Ter um grupo de mulheres treinando é muito interessante.”
Cyborg não entra em combate desde sua luta em dezembro do ano passado contra Hiroko Yamanaka, quando falhou no exame antidoping para esteroides. A suspensão dura um ano e durante este tempo a brasileira dará aula em San Diego, nos Estados Unidos.
“Assim como lutar, tenho um grande prazer em ensinar. Sempre que posso realizo seminários. Acredito que aprendemos muito dando aulas”

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Integrante da banda KLB vira lutador de MMA e inicia nova carreira em dezembro

fonte: esporte.ig

Um dos integrantes da banda KLB, o cantor e baixista Bruno Scornovacca está prestes a iniciar uma carreira completamente diferente da que o tornou conhecido nos últimos anos: a de lutador de MMA. 

Sua estreia nos ringues está marcada para acontecer no dia 16 de dezembro, em evento que será realizado na Via Funchal, em São Paulo, chamado de “Fair Fight MMA”.

O adversário de Bruno no evento será Diego Ramones, que perdeu todas as quatro lutas que fez na carreira.

O músico, de 28 anos de idade, treina artes marciais desde os 20.Em sua conta no Twitter, Bruno agradeceu as manifestações de apoio que tem recebido, mas deixou claro que não pretende largar de vez a vida artística. “Não é porque estou me preparando para uma luta que o KLB tem que acabar. O KLB não acabou. Isso é que eu ano fazer e estarei na banda firme e forte enquanto tiver saúde”, escreveu.


.

domingo, 28 de outubro de 2012

Marcas consagram Anderson Silva no UFC

Fonte: Meio e Mensagem 

Com apelo “família”, lutador amplia rol de patrocinadores e fecha também com a Nextel para evento no Rio de Janeiro. 

Anderson Silva é o maior ídolo do UFC. (Crédito divulgação)
Uma competição que virou sinônimo de esporte e atinge mais de um bilhão de lares em 149 países com 20 idiomas diferentes – e grande parte deste número de fanáticos está no Brasil. O país é o terceiro mercado mundial do UFC, atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá. A popularidade é tanta que a organização do evento está trabalhando para estabelecer um escritório no país. 

O próximo embate será no sábado 13, no Rio de Janeiro, e terá como principal atração a luta entre Anderson Silva e Stephen Bonnar. Apesar da recente popularização do MMA (mixed martial arts), as entradas para o UFC 153 têm um preço pra lá de salgado: variam entre R$ 850 e R$ 1850. 

Levando multidões a acompanharem suas lutas, Anderson Silva é o principal porta-voz do UFC. E um representante que traz uma série de associações positivas para o esporte. Não é a toa que ele hoje atrai inúmeras marcas. O atleta tem contratos publicitários vigentes com Budweiser, Philips e Renault. Tem ainda o patrocínio do Burger King, e acumula como sponsors técnicos Corinthians e Nike. Além disso, já fez campanhas pontuais para Ford, Honda, Riachuelo e Amazoo. 

Para sua próxima luta, Silva fechou acordo pontual com a Nextel. O nome da operadora de telefonia móvel estará estampado no calção e na camiseta do campeão. A ação faz parte da plataforma “Rio Nextel”, uma estratégia para aumentar o reconhecimento da marca junto ao público carioca. 

 O case “Spider” 

O sucesso de Anderson “Spider” Silva é tamanho que pode ser associado diretamente ao crescimento do número de fãs do MMA no País. A onipresença da imagem do lutador em veículos de massa levanta a questão da super exposição. A 9ine, que gerencia a carreira do atleta, diz que não é o caso. 

“Ainda há espaço para trabalhar a imagem dele de algumas formas, não necessariamente com mais patrocinadores. Temos outros caminhos. Ele já é um ídolo no universo da luta esportiva, mas estamos tentando alcançar mais patamares junto a imagem dele no País. Ele tem uma visibilidade muito boa mas temos que trabalhar de forma organizada e com planejamento para não haver uma super exposição em um momento inadequado”, explica Evandro Guimarães, diretor de operações da 9ine. 

A estratégia da 9ine é tratar o atleta como se fosse uma marca. “Usando recursos acadêmicos de marketing e comunicação em prol dele. Há um território de posicionamento para ser ocupado, com inserções na mídia de forma organizada”, conclui. 

Clarisse Setyon, coordenadora do curso de pós-gradução do Esporte da ESPM SP, aponta que o perfil de Anderson Silva, agrega, e muito, valor ao esporte. “É família, casado, tem filhos, é todo certinho, arrumadinho”, aponta. 

sábado, 27 de outubro de 2012

O que é a Capoeira?

Fonte: Capoeira do Brasil

            
Capoeira 
É dança? É jogo? É lutaÉ tudo isso ao mesmo tempo? Parece que sim, e é isso que a torna tão complexa, tão rica, tão surpreendente. É luta, "das mais violentas e traiçoeiras", dissimulada, disfarçada em "brinquedo", jogo de habilidade física, astúcia, beleza... e muita malícia!             
A Capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira que reúne características muito peculiares:
  1. É um misto de luta–jogo–dança;
  2. O ritmo e as características do jogo são regidos pelo toque do berimbau, instrumento preponderante na orquestra de capoeira (que inclui também o pandeiro, o atabaque, além do agogô, o reco-reco, o adufe etc.)
  3. Os cânticos (às vezes acompanhados de palmas) também têm função importante na determinação do tipo de jogo.
  4. É um excepcional sistema de auto-defesa e treinamento físico, destacando-se entre as modalidades desportivas por ser a única originariamente brasileira e fundamentada em nossas tradições culturais.
          
O espaço em que se pratica a capoeira é a roda, um círculo em torno do qual se sentam (ou apenas se agacham) os praticantes. Junto à entrada da roda ficam os instrumentos, com o(s) berimbau(s) ao centro, comandando a roda. Todos os participantes devem saber tocar os instrumentos, de modo que possam revezar-se na função, permitindo assim que todos tenham sua vez de jogar. As palmas são responsabilidade daqueles que estão sentados assistindo, esperando sua vez de jogar, acompanhando sempre o ritmo ditado pelo berimbau. Todos devem responder em coro aos versos cantados. Uma boa roda de capoeira acontece quando todos os envolvidos, ainda que poucos, estiverem participando com vontade, dando corpo ao acompanhamento musical e aumentando assim a motivação daqueles que jogam.
         
A Capoeira é um complexo cultural riquíssimo; quando nós, brasileiros, tivermos realmente deixado de ser os “suicidas culturais” que por vezes ainda somos, e tivermos então aprendido a dar o devido valor às mais genuínas criações de nossa própria cultura, certamente a capoeira será considerada como um diamante dos mais cotados entre os produtos culturais do povo brasileiro.
          Segundo Francisco Pereira da Silva, estudioso sério de nosso folclore, "nenhum fato relacionado com a cultura popular brasileira terá suscitado tanto e tão prolongado debate quanto a Capoeira. Sua procedência, a origem do nome, as implicações na ordem social, determinaram discussões que até tempos recentes incitaram os espíritos. Etimologistas, antropólogos, folcloristas, historiadores, têm participado na pugna literária com os seus pareceres, testemunhos ou palpites. Enquanto isso, ia a polícia 'contribuindo' com o argumento velho do chanfalho e pata de cavalaria...

A Capoeira já foi motivo de grande controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento – supostamente no século XVII, quando ocorreram os primeiros movimentos escravos de fuga e rebeldia – e o século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis, com descrições detalhadas sobre sua prática.

A primeira grande questão que se colocava aos estudiosos era: a Capoeira surgiu na África ou no Brasil?
      
Atualmente, considera-se esta questão como já resolvida. Tem-se hoje a convicção de que a capoeira é, de fato, uma manifestação cultural genuinamente brasileira. Tudo leva a crer que ela seja uma invenção dos africanos no Brasil, desenvolvida por seus descendentes afro-brasileiros.
           
É brasileira, mas de raiz cultural africana.