quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sumô Feminino cresce em todo o mundo

Ana Paula Ribeiro


Meninas de várias idade  já praticam o sumô no Brasil (foto: esportesumo)

O sumô é um esporte criado no Japão há mais de 1500 anos e que sempre foi praticado somente por homens. A vestimenta no sumô é o mawashi, que os leigos apelidam de fraldão. Apesar de ter sido criado para os homens, em 1996 aconteceu a primeira competição oficial para mulheres e inclusive no Brasil já existem muitas praticantes de todas as idades.
Mesmo no Japão as mulheres enfrentam o preconceito para praticar o esporte. Nos ringues profissionais do país elas não são admitidas porque é o local é considerado um círculo sagrado e pela tradição as mulheres são consideradas impuras. A opção para as japonesas é o sumô amador.
Já em outros países a popularidade do sumô não para de crescer. O Brasil tem até uma medalhista- Ana Gomes - que conquistou o bronze no Mundial de Sumô de 2006 em Osaka no Japão: "Costumo dizer que a minha medalha vale ouro. Nada se compara a ver a bandeira e ouvir o hino do seu país", diz a lutadora que além da medalha ganhou uma bolsa de estudos de Educação Física e pretende passar a sua experiência a um número cada vez maior de mulheres interessadas no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário