quinta-feira, 23 de julho de 2015

Desvendando a importância do Panggamut com Richard Clarke

                                                                                                           Por: Carol Meneses

    Quem acompanha o blog há algum tempo já conhece  Richard Clarke, Mestre faixa preta de Kali Silat e Kombato. Ele volta ao Lutas de AaZ para explicar um pouco mais dessa luta. Na verdade, essa modalidade faz parte do treinamento do Kali Silat, uma arte marcial filipena, sendo que esse treinamento ocorre depois que o aluno consegue a faixa preta. Alguns instrutores ocidentais ensinam o Panngamut como uma arte marcial própria, mas nas Filipinas é utilizada indissociável do Kali.
   Essa arte é composta por técnicas como socos, cotoveladas, cabeçadas e golpes com o ombro, chutes baixos, joelhadas, rasteiras nas pernas. Dentre os golpes de chutes pode-se chutar canelas, joelhos, e pasmem, genitais (algumas escolas separam a parte de chute em um grupo separado chamado pananjakman, que conta quase apenas com os chutes e usa os braços apenas como estratégia de defesa). A parte de chão fica por conta do Dumog, o chão filipino, que usa golpes como trancadas chaves torções etc. Devido a essa variedade de golpes  é possível queimar diversas calorias em um treino.
   Panggamut não é esporte, e nem defesa pessoal, mas sim um sistema de combate orientado para o corpo-a-corpo, para o combate com um homem nas ruas, ou mesmo conflitos como guerra. As técnicas não foram adaptadas para a segurança dos praticantes, ou para as leis do nosso país, ou, simplesmente, para um conjunto de regras de competição, portanto, ela tem uma reputação como "luta suja de rua" ou um verdadeiro vale tudo, mesmo nas Filipinas. Mas nem tudo é 8 ou 80, tudo depende da própria pessoa para transformá-la em uma luta suja ou abrir um leque maior de alternativas para se defender ou a quem você ama, afinal  como essa luta contém muitos movimentos explosivos e brutais, tem parte importante na concepção do Kombato, que é um Sistema orientado para segurança e defesa realística nas ruas, ou seja esse treinamento é importante e benéfico para graduados em Kickboxing, Muay Thai, Boxe inglês, Savate, entre outras, devido ao uso de técnicas variadas.
   Contudo, quando utilizado para workshops, o Panggamut pode ser praticado por pessoas de 8 a 80 anos pois não tem idade para aprender uma arte marcial ou sistema de lutas, salvo quando o treinamento utiliza armas, aí a idade inicial vai para 18 anos. A vantagem dessa arte marcial para quem já pratica algum estilo de lutas é aumentar o leque de técnicas e enxergar novos horizontes. Esse último acontece porque o treino pode ser feito em qualquer local, afinal onde tem um aluno existe um bom treino. Richard ministra aulas desse esporte na Academia Marzullo em Icaraí-Niterói, e na academia Gladius em Piratininga-Nierói, e convida a todos a fazerem uma aula experimental e sentir na pele essas técnicas de combate.
   Clarke deixou ainda um recado para todos que pretendem iniciar em alguma arte marcial, ou para aqueles que são graduados e querem aprimorar suas técnicas com o Panggamut:  “Toda arte marcial tem importância cultural na formação da pessoa, caráter é a principal! Treine com um bom mestre, hoje no Brasil somente eu e meu Mestre Paulo Albuquerque ensinamos a essência do Panggamut, depois de muitos anos de treinamento eu resolvi ministrar workshop, não é todo mundo que chega numa faixa preta de kali silat, é muito dificil. Masguru (Mestre) Richard Clarke faixa preta 4 hagdan 4 grau preto) de Kali Silat e kombato ( Ciencia da proteção ).
  E aí, curtiu e quer saber mais sobre essa arte marcial filipina? Entre no blog:http://braziliankaliman.blogspot.com.br/2010/06/relacionamento-entre-o-boxe-ingles-e-o.html?spref=fb&m=1 e depois agende sua aula experimental em uma dessas academias.
Academia Marzullo: (21) 2705-7941
Academia Gladius: (21) 3254-4180





Nenhum comentário:

Postar um comentário