quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A invasão dos Gracies: Parte III


 Carolina Meneses


Desafio Gracie aconteceu na década de 20
Novamente um Gracie está por trás da criação de uma organização de MMA, que receberá o nome de Mestre Do Combate e sua 1ª edição será no dia 22 de novembro no VIVO RIO. O responsável pelo evento, é nada mais, nada menos do que Rickson Gracie, ex lutador de MMA, que tem em seu cartel 484 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota.

Rickson também é conhecido por fazer parte da família Gracie, a família que criou o Jiu Jitsu Brasileiro, e também deu início ao MMA mundial com Carlos Gracie, responsável pelo “Desafio  Gracie” no final dos anos 20, que visando mostrar a superioridade do Jiu Jitsu brasileiro, organizava lutas, valendo dinheiro, entre atletas de capoeira, judô, boxe e wrestling que aceitavam encarar Carlos e os irmãos em combates sem regras.
Royce Gracie e Ken Shamrock se enfrentam no 1 º UFC

Mais tarde, Hélio Gracie, irmão de Carlos e o restante da família, inclusive Rickson, mantiveram esse desafio que passou a ocorrer como duelos de vale-tudo sem a presença da mídia.

Em 1993, foi a vez dos Estados Unidos sentirem a invasão dos Gracies, quando Rorion Gracie, irmão de Rickson criou o UFC, porém  teve que vendê-lo quase falido para Dana White e os irmãos Fertitta, em 2001.
Dessa vez , Rickson pretende mesclar aspectos da modernidade com uma retomada de valores do Vale Tudo, o que confrontaria algumas diretrizes do UFC e outras organizações.


Novidades do evento:

1.  A pesagem será realizada na noite das lutas, e não na véspera como acontece em outros eventos, fazendo com que o evento seja mais verdadeiro quanto ao peso dos jogadores.
2.A duração do Combate, será semelhante ao do extinto PRIDE, com o primeiro round  tendo duração  de dez minutos e o segundo de cinco (no UFC são três ou cinco assaltos de cinco minutos cada).
3.O gongo entre os rounds também não salvará  do nocaute ou finalização. Se a disputa estiver próxima de ser definida por alguma via rápida, o tempo pode terminar, porém o  que estiver acontecendo não termina, isso se houver progressões e ação constantes.
4.Não haverá decisões por pontos e nem empate. O critério de desempate se dará por três votos: do juiz, do próprio Rickson Gracie e dos telespectadores, porém ainda não foi definido como a torcida vai interferir, esse método é inovador e polêmico.

Confiram o Card, que conta com lutadores do Rio X São Paulo, nessa ordem.

Fernandão Miúdo vs João Izidoro
Armando Sapo Sixel vs Marcos Rogério
Gersinho Conceição vs Bruno Oliveira
Gabriel Monkey vs Viscardi Andrade
Cristiano Bananada vs Celso Venícius
Alexandre Pulga vs Pety Mafort

Não deixem de conferir esse novo evento, que promete retomar um pouco dos valores importantes, tanto do Desafio Gracie , do início do UFC , e porque não citar também o extinto PRIDE.

O objetivo de Rickson é bater de frente com o UFC, e quem vai ganhar com isso, são os fãs, que ficam com a opção de escolha por eventos com regras diferentes, e claro os lutadores, que além de maiores opções de eventos para demonstrar seu trabalho, ainda podem escolher aquele com o qual se identifica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário